Dioceses francesas completam uma década sem ordenar novos sacerdotes
Segundo dados provenientes de compilações publicadas pela Conferência Episcopal Francesa, algumas Dioceses do país correm sérios riscos.
Paris – França (26/06/2024 17:09, Gaudium Press) Uma grande crise vocacional está assolando a França, é o que revelam os dados provenientes de compilações publicadas pela Conferência Episcopal Francesa. O que pode nos dar uma noção desta triste realidade vivida no país é o fato de que várias Dioceses francesas não ordenam novos sacerdotes há pelo menos dez anos.
Dezoito anos sem nenhuma ordenação sacerdotal
Em Carcassone, por exemplo, a última cerimônia de ordenação sacerdotal ocorreu há dezoito anos. Diante desta tragédia iminente, o seu atual Bispo, Dom Bruno Valentin, já questiona de forma aberta se a Diocese terá continuidade. Outra Diocese que passa por situação semelhante é Pamiers, localizada no sul do país, onde, desde 2011 nenhum sacerdote foi ordenado.
Aguardando uma “surpresa vocacional”
As últimas ordenações sacerdotais realizadas em Aire e Dax foram celebradas no ano de 2012. Já em Le Puy-en-Velay foi em 2013. O Bispo de Le Havre, Dom Jean-Luc Brunin, manifesta grande alegria quando aparecem novos candidatos ao sacerdócio, classificando o raro fato como uma “surpresa vocacional”, a última ordenação nesta Diocese ocorreu no ano de 2014.
País contará com 105 ordenações sacerdotais este ano
Mas ainda há esperança para a Igreja Católica na França. No dia 19 de junho, a Conferência dos Bispos Franceses anunciou que este ano o país contará com 105 novos sacerdotes, o que representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior, quando foram ordenados 88 sacerdotes. Apesar do aumento nas ordenações sacerdotais este ano, o número de seminaristas continua diminuindo. Com efeito, em 2020 havia 815 seminaristas na França contra 709 em 2022. (EPC)
Deixe seu comentário