Diocese nigeriana duplica o número de sacerdotes em dez anos: mais de 400
No ano de 2013, a Igreja local possuía 195 sacerdotes Diocesanos e 16 sacerdotes religiosos. Dez anos depois, o número ultrapassou os 400.
Nigéria – Nsukka (16/08/2024 10:34, Gaudium Press) A Diocese de Nsukka, na Nigéria, ultrapassou o número de 400 sacerdotes, após a ordenação de 23 novos padres no último sábado, 10. No ano de 2013, a Igreja local possuía 195 sacerdotes Diocesanos e 16 sacerdotes religiosos. Dez anos depois, o número dobrou.
A última cerimônia de ordenação sacerdotal foi presidida pelo Bispo local, Dom Godfrey Igwebuike Onah. Em sua homilia, o prelado agradeceu ao crescente número de vocações sacerdotais existentes na comunidade e explicou que, somando os recém-ordenados, a Diocese nigeriana atualmente conta com 417 sacerdotes.
O verdadeiro chamado dos sacerdotes
Ressaltando a importância dos sacerdotes viverem vidas que reflitam seu chamado sagrado, Dom Onah afirmou que “os sacerdotes são chamados a ficar entre o povo e Deus, a oferecer orações em nome da Igreja e a transmitir a mensagem de Deus ao povo. Embora a tentação dos padres de se tornarem ativistas seja grande, seu verdadeiro chamado é ser homens de oração, liderando os fiéis na santidade”.
O prelado recordou ainda aos neo-sacerdotes, que eles não pertencem apenas à sua Diocese local, mas à Igreja mundial. “Embora cada sacerdote seja ordenado para uma diocese ou instituto religioso em particular, cada sacerdote pertence à Igreja Católica e ao mundo inteiro. A partir deste momento, suas ideias, interesses e carismas pessoais serão colocados a serviço da palavra de Deus”, destacou.
Transformados e configurados com Cristo
Dom Onah exortou aos sacerdotes para que vejam sua missão como transcendendo fronteiras, e a estarem preparados para as tarefas que têm pela frente. “Enquanto forem fiéis a esta missão, não precisam temer. Em Cristo, os papéis de pastor, sacerdote e profeta são combinados, e seus irmãos e amigos agora estão assumindo essa responsabilidade”, assegurou.
Por fim, o Bispo de Nsukka lembrou aos novos sacerdotes que agora eles estão profundamente transformados e configurados com Cristo, e que a graça que recebem através da ordenação sacerdotal os prepara para cumprir seus deveres sagrados. E concluiu alertando que Satanás não se agradará com suas obras, por isso, eles devem ser cautelosos, atentos à sua fragilidade como vasos de barro e à preciosidade do tesouro que carregam. (EPC)
Deixe seu comentário