Diocese mais antiga do México celebra seus 500 anos com 500 horas de Adoração Eucarística
Considerada a mais antiga do México, a Diocese de Tlaxcala convocou essa jornada de oração como forma dos fiéis se prepararem espiritualmente para as celebrações.
Foto: Por Thelmadatter – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=17760295
Tlaxcala – México (24/09/2025 12:26, Gaudium Press) Por ocasião das celebrações pelos seus 500 anos, a Diocese de Tlaxcala, a mais antiga do México, convocou 500 horas de Adoração Eucarística contínua diante do Santíssimo Sacramento. Iniciada no dia 12 de setembro, a iniciativa seguirá até o dia 3 de outubro, sendo dividida entre as 93 igrejas que compõem os sete decanatos da Diocese.
A proposta desta iniciativa é a de que os fiéis se preparem espiritualmente para a celebração dos 500 anos do Jubileu da Diocese, sendo ainda uma forma de ação de graças e renovação da Fé. Durante as Santas Missas dominicais, Párocos, Vigários e líderes comunitários convidarão famílias, grupos paroquiais e fiéis para que participem deste importante momento de unidade diante da Eucaristia.
Celebrações presididas pelo Núncio Apostólico no México
No dia 12 de outubro, às 11h (horário local), o Núncio Apostólico no México, Dom Joseph Spiteri, presidirá uma Santa Missa Jubilar no Seminário Conciliar de Nossa Senhora de Ocotlán. As celebrações eucarísticas paroquiais serão suspensas neste dia para que toda a comunidade possa participar da Santa Missa Solene, durante a qual mais de mil catequistas serão enviados como missionários.
Já no dia 13 de outubro, será realizada a cerimônia de bênção e consagração oficial da Catedral de Tlaxcala. Em julho de 2021, este antigo convento franciscano dedicado a Nossa Senhora da Assunção foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Apesar de já ter funcionado como Catedral, este templo não chegou a ser consagrado oficialmente. Esta celebração também será presidida pelo Núncio Apostólico.
Breve história da Diocese de Tlaxcala, a primeira do México
A primeira Missa na Nova Espanha, onde hoje é o México, foi celebrada no ano de 1519, quando os espanhóis chegaram ao continente americano trazendo consigo a Fé Católica. A Diocese de Tlaxcala foi a primeira sede episcopal estabelecida no continente, apesar do Papa Leão X não a ter estabelecido devido à escassa população. Em 1527, o Frade Dominicano Julián Garcés tomou posse do mosteiro franciscano e estabeleceu formalmente a sede episcopal na Igreja da Assunção.
Posteriormente a sede episcopal foi transferida para o estado de Puebla. Apesar disso, Tlaxcala mantém suas raízes históricas. No ano de 1959, após séculos de mudanças e a perda temporária do nome da Diocese, o Papa João XXIII restabeleceu o título de Diocese. Anualmente, os fiéis locais celebram a história e a missão da Diocese de Tlaxcala agradecendo pelo dom da vida e pela intercessão de Maria em favor deste povo que a ama. (EPC)
Deixe seu comentário