Gaudium news > Diocese de São José do Rio Preto (SP) é elevada a Arquidiocese

Diocese de São José do Rio Preto (SP) é elevada a Arquidiocese

A Santa Missa de instalação da nova Arquidiocese está marcada para o dia 9 de julho, na Catedral de São José do Rio Preto, com horário a ser confirmado.

Diocese de Sao Jose do Rio Preto SP e elevada a Arquidiocese

São José do Rio Preto – São Paulo (22/05/2025 12:27, Gaudium Press) O Papa Leão XIV elevou a Diocese de São José do Rio Preto (SP) à condição de Arquidiocese, nomeando Dom Antônio Emídio Vilar (SDB), como seu primeiro Arcebispo. Agora, o Estado de São Paulo contará com um total de seis Arquidioceses.

A nova província eclesiástica será desmembrada da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto e terá como sufragâneas, as Dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga, no Noroeste do Estado de São Paulo.

A Santa Missa de instalação da nova Arquidiocese está marcada para o dia 9 de julho, na Catedral de São José do Rio Preto, com horário a ser confirmado. No dia 29 de junho, Dom Antonio Emidio Vilar receberá o Pálio Arquiepiscopal das mãos do Papa Leão XIV em uma Santa Missa celebrada na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Diocese de São José do Rio Preto

Criada no dia 5 de janeiro de 1929, por meio da Bula ‘Sollicitudo Omnium Ecclesiarum’, do Papa Pio XI, a Diocese de São José do Rio Preto era composta inicialmente por quinze Paróquias. Em 8 de agosto de 1930, o Papa Pio XI nomeou Dom Lafayette Libânio como primeiro Bispo desta Diocese.

Atendendo um desejo do povo e um pedido de Dom Lafayette, no dia 17 de agosto de 1954 o Papa Pio XII declarou o Imaculado Coração da Bem-Aventurada Virgem Maria como padroeiro principal da Diocese de Rio Preto. No dia 1º de setembro de 2002, Dom Orani João Tempesta, então Bispo da Diocese de São José, enviou um pedido ao Papa São João Paulo II para que São José fosse reconhecido como co-padroeiro diocesano, sendo atendido no ano seguinte. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas