Gaudium news > Diocese de Roma celebra os 1700 anos da Basílica de São João de Latrão

Diocese de Roma celebra os 1700 anos da Basílica de São João de Latrão

As celebrações festivas foram iniciadas no dia de hoje, 9 de novembro, e seguirão até 2024 com uma longa programação de eventos.

Diocese de Roma celebra os 1700 anos da Basilica de Sao Joao de Latrao

Foto: Por Jean-Pierre Dalbéra from Paris, France – La basilique Saint-Jean-de-Latran (Rome), CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=24668770

Roma – Itália (09/11/2023 10:22, Gaudium Press) Foram iniciadas no dia de hoje, 9 de novembro, e durarão até 2024, as celebrações pelos 1700 anos da fundação da Catedral de Roma, a Basílica de São João de Latrão. Ao longo deste período, estão previstos numerosos eventos que seguirão os seguintes eixos norteadores: espiritualidade; arte e cultura; e música.

O Cardeal Angelo De Donatis, vigário do Papa para a Diocese de Roma, explicou que a Basílica de São João de Latrão é “a própria imagem da Igreja de Roma e é a casa da Igreja de Roma, onde o Papa tem a sua cátedra e onde o Bispo de Roma anuncia não as suas próprias ideias, mas as palavras de Jesus Cristo”.

Santa Missa Solene e Concertos do Coro da Diocese de Roma

Às 17h30, na festa de inauguração, De Donatis presidirá uma Santa Missa Solene de Dedicação, que contará com a participação do coro da Diocese de Roma dirigido por Monsenhor Marco Frisina.

Frisina e seu coro também realizarão ali o Concerto de Natal da Diocese de Roma, no dia 17 de dezembro, e o Concerto da Ascensão, no dia 12 de maio. No dia 1º de novembro de 2024 será apresentada uma antologia especial de “In hoc signo”, obra de Frisina dedicada a Constantino.

“Cantar na Igreja Lateranense é uma das coisas mais bonitas. A arte tem o papel de expressar as grandes coisas do homem, e através da beleza de Roma e de Latrão – onde está o Papa e a unidade que representa – podemos responder à necessidade de expressar a Fé”, explicou Frisina.

Ciclo de encontros de aprofundamento da história da Catedral de Roma

Entre os dias 14 de novembro a 5 de dezembro será realizado um ciclo de encontros intitulado “De Constantino ao Exílio de Avignon”. Neste evento, será explorada de forma aprofundada a história mais que milenar deste importante templo católico. Os participantes terão ainda a oportunidade de visitar as loggias, a abside, algumas relíquias e as escavações.

Diversos eventos estão programados para acontecer até o dia 9 de novembro de 2024, quando será celebrada a dedicação da Basílica. Ao longo deste período, os fiéis poderão receber a indulgência plenária e descobrir a história de um dos lugares mais importantes de Roma.

A Basílica de São João de Latrão foi fundada pelo Papa Melquíades, nas propriedades doadas para este fim pelo imperador romano Constantino. Sua construção ocorreu entre os anos 314 e 335. Tendo sido consagrada no ano de 324 pelo Papa Silvestre I. O templo foi o primeiro no qual a comunidade cristão de Roma se reuniu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas