Diocese de Roma celebra os 1700 anos da Basílica de São João de Latrão
As celebrações festivas foram iniciadas no dia de hoje, 9 de novembro, e seguirão até 2024 com uma longa programação de eventos.
Roma – Itália (09/11/2023 10:22, Gaudium Press) Foram iniciadas no dia de hoje, 9 de novembro, e durarão até 2024, as celebrações pelos 1700 anos da fundação da Catedral de Roma, a Basílica de São João de Latrão. Ao longo deste período, estão previstos numerosos eventos que seguirão os seguintes eixos norteadores: espiritualidade; arte e cultura; e música.
O Cardeal Angelo De Donatis, vigário do Papa para a Diocese de Roma, explicou que a Basílica de São João de Latrão é “a própria imagem da Igreja de Roma e é a casa da Igreja de Roma, onde o Papa tem a sua cátedra e onde o Bispo de Roma anuncia não as suas próprias ideias, mas as palavras de Jesus Cristo”.
Santa Missa Solene e Concertos do Coro da Diocese de Roma
Às 17h30, na festa de inauguração, De Donatis presidirá uma Santa Missa Solene de Dedicação, que contará com a participação do coro da Diocese de Roma dirigido por Monsenhor Marco Frisina.
Frisina e seu coro também realizarão ali o Concerto de Natal da Diocese de Roma, no dia 17 de dezembro, e o Concerto da Ascensão, no dia 12 de maio. No dia 1º de novembro de 2024 será apresentada uma antologia especial de “In hoc signo”, obra de Frisina dedicada a Constantino.
“Cantar na Igreja Lateranense é uma das coisas mais bonitas. A arte tem o papel de expressar as grandes coisas do homem, e através da beleza de Roma e de Latrão – onde está o Papa e a unidade que representa – podemos responder à necessidade de expressar a Fé”, explicou Frisina.
Ciclo de encontros de aprofundamento da história da Catedral de Roma
Entre os dias 14 de novembro a 5 de dezembro será realizado um ciclo de encontros intitulado “De Constantino ao Exílio de Avignon”. Neste evento, será explorada de forma aprofundada a história mais que milenar deste importante templo católico. Os participantes terão ainda a oportunidade de visitar as loggias, a abside, algumas relíquias e as escavações.
Diversos eventos estão programados para acontecer até o dia 9 de novembro de 2024, quando será celebrada a dedicação da Basílica. Ao longo deste período, os fiéis poderão receber a indulgência plenária e descobrir a história de um dos lugares mais importantes de Roma.
A Basílica de São João de Latrão foi fundada pelo Papa Melquíades, nas propriedades doadas para este fim pelo imperador romano Constantino. Sua construção ocorreu entre os anos 314 e 335. Tendo sido consagrada no ano de 324 pelo Papa Silvestre I. O templo foi o primeiro no qual a comunidade cristão de Roma se reuniu. (EPC)
Deixe seu comentário