Diocese de Quebec celebra seus 350 anos de história
Milhares de fiéis participaram da cerimônia de abertura da Porta Santa, presidida pelo Cardeal Gérald Cyprien, marcando o início das festividades.
Quebec – Canadá (11/12/2023 10:09, Gaudium Press) A Diocese de Quebec, no Canadá, celebrou na última sexta-feira, 8 de dezembro, o Jubileu pelos seus 350 anos de existência. Milhares de fiéis participaram da cerimônia de abertura da Porta Santa, presidida pelo Cardeal Gérald Cyprien, marcando o início das festividades.
Porta Santa na Basílica da Catedral
No ano de 2014, por ocasião dos 350 anos da Paróquia de Notre-Dame de Quebec, o Papa Bento XVI autorizou a paróquia a construir uma Porta Santa na Basílica da Catedral, sendo a única Porta Santa em toda a América do Norte.
Durante a recitação do Angelus na Praça de São Pedro, o Papa Francisco dirigiu as suas saudações aos fiéis da Diocese de Quebec, recordando que esta foi a primeira Diocese fundada no Canadá.
Uma das maiores Dioceses do mundo
“Quando a nossa Diocese foi fundada, era uma das maiores do mundo. Cobria todo o Canadá, mesmo que não tivéssemos meios para ir até ao Pacífico e até à Louisiana, no sul dos Estados Unidos”, recordou o Cardeal Gérald Cyprien, Arcebispo de Quebec em entrevista ao Vatican News.
Para o prelado, estes 350 anos servem como uma lembrança de como a Diocese de Quebec nasceu de um impulso missionário, iniciado por pessoas fortemente comprometidas com a construção desta nova terra, deste novo país. E também de como ela contribuiu ao longo dos séculos para a educação, a saúde ou o serviço aos mais pobres. (EPC)
Deixe seu comentário