Diocese de Nova Friburgo receberá peregrinação de relíquia de São Francisco de Assis
A peregrinação da imagem e da relíquia de São Francisco de Assis foi iniciada no dia 20 de setembro de 2015 e será concluída em abril deste ano de 2023.
Rio de Janeiro – Nova Friburgo (01/03/2023 16:54, Gaudium Press) A Diocese De Nova Friburgo está se preparando para receber a peregrinação de uma imagem e da relíquia de São Francisco de Assis. A programação será iniciada com um tríduo preparatório para a chegada da relíquia do Santo.
No primeiro dia do tríduo, 27 de março, o Frei Sergio Pagan, OFM, celebrará uma Santa Missa dedicada ao setor masculino da Ordem dos Frades Menores. Já no segundo dia o Frei Willian Gomes, ofm conv, presidirá a Celebração Eucarística em homenagem à Ordem das Clarissas. Para o terceiro e último dia do tríduo, está programada a chegada da relíquia. Na ocasião, o Padre Gustavo Cinne será o celebrante da Santa Missa pela Ordem Franciscana Secular.
Programação da Relíquia de São Francisco de Assis
No dia 30 de março, às 08h será feita uma Adoração ao Santíssimo Sacramento e exposta a relíquia para a veneração dos fiéis. Em seguida se rezará a Oração das Laudes. Às 15h será recitado o Terço da Misericórdia com a comunidade. Às 17h30 está programada a Oração das Vésperas. Dom Luiz Antônio Ricci, Bispo da Diocese de Nova Friburgo, presidirá uma Santa Missa às 19h.
Já na sexta-feira, 31, a programação será iniciada às 08h com a recitação das Laudes. Às 09h30 será rezada a Coroa Franciscana. Por fim, ao meio-dia, o Padre Gustavo Cinne presidirá a Santa Missa de despedida da Relíquia (Missa dos Enfermos).
Peregrinação por todo o Brasil
A peregrinação da imagem e da relíquia de São Francisco de Assis foi iniciada no dia 20 de setembro de 2015 no Estado de São Paulo. A previsão inicial era para que a mesma fosse concluída em 2021, ano jubilar, após ter percorrido todas as fraternidades presentes no Brasil. Porém, por conta da pandemia, a peregrinação teve que ser suspensa, sendo retomada em março deste ano. A previsão de conclusão da peregrinação é abril de 2023.
Relíquia e imagem de São Francisco de Assis
De acordo com a Ordem Franciscana Secular, a imagem foi um presente da cúria geral dos Frades Menores Capuchinhos e a relíquia (um fragmento do osso do fêmur) foi ofertada pela cúria geral dos Frades Menores Conventuais. Ambas são provenientes da cidade italiana de Assis.
Tanto a relíquia quanto a imagem do Santo estão conservados dentro de uma capelinha de madeira. No relicário há uma inscrição em latim explicando que aquela é uma relíquia direta de São Francisco de Assis: “ex cineribus corporis”, que quer dizer “das cinzas do corpo”. (EPC)
Deixe seu comentário