Diocese de Macau celebra Ano Jubilar pelos seus 450 anos de criação
Através da ‘Bula Super Specula Militantis Ecclesiae’ foi criada na Diocese de Macau. Desde então, ela se tornou um importante centro de evangelização no Extremo Oriente.
Macau – China (23/01/2026 12:03, Gaudium Press ) Por ocasião dos 450 anos da criação da Diocese de Macau, na China, uma Santa Missa Solene será celebrada nesta sexta-feira, 23 de janeiro, na Catedral dedicada à Natividade de Nossa Senhora. Esta cerimônia litúrgica dará início às celebrações festivas do Ano Jubilar, que será concluída apenas no dia 23 de janeiro de 2027.
Durante o Ano Jubilar, os fiéis que visitarem a Paróquia de São José do Seminário Diocesano poderão receber uma Indulgência Plenária concedida pela Penitenciaria Apostólica, desde que cumpridos os requisitos habituais. Uma vigília de oração será iniciada nas novas Paróquias da Diocese e a ‘Lux Vera’ será acesa.
De Macau para o Mundo
Dom Stephen Lee Bun-sang, Bispo de Macau, escreveu uma Carta Pastoral intitulada ‘De Macau para o Mundo: 450 Anos de Missão e Misericórdia – Honrando o Passado, Criando o Futuro; Testemunhando a Herança, Missão no Mundo’. No texto, o prelado transmitiu a história da Diocese, expressando gratidão às missões e a todos aqueles que preservaram e transmitiram a Fé dos Apóstolos de geração em geração.
O documento regista que “há 450 anos o Papa Gregório XIII prometeu a ‘Bula Super Specula Militantis Ecclesiae’ que criou oficialmente a Diocese de Macau. Desde então, Macau tornou-se um importante centro de evangelização no Extremo Oriente”. Dom Stephen destaca que Macau se tornou base “para difundir o Evangelho na China continental, Japão, Coreia e várias regiões do Sudeste Asiático, incluindo Singapura, Malaca e Timor-Leste”. O Bispo de Macau conclui destacando que estas celebrações não visam “exaltar glórias passadas, mas discernir, em Cristo, o caminho a seguir. É um ato de memória, no qual damos graças a Deus por sua obra de salvação”.
Programação intensa
Além da inauguração do Ano Jubilar, outra iniciativa que será realizada nesta sexta-feira é a apresentação dos selos comemorativos do Jubileu. Além disso, no meio do ano será inaugurado um Centro Católico que pretende se tornar o novo ponto focal da Diocese. Também serão abertas ao público duas exposições especiais intituladas: ‘Refletindo sobre o Passado, Construindo o Futuro’ e ‘Testemunhando o Legado, Evangelizando o Mundo’.
No dia 28 de novembro será realizado o Festival Diocesano do Dia da Família, ‘Crescendo Juntos como Família’. E no dia 5 de dezembro ocorrerá o Encontro da Juventude, ‘Caminhando Juntos, Navegando Novamente’. Por fim, no segundo trimestre haverá um Simpósio intitulado ‘Educação Católica – Ontem, Hoje e Amanhã’ e uma mesa-redonda com diretores de escolas, como parte do programa de intercâmbio acadêmico.
Dados sobre a Diocese de Macau
A Diocese de Macau abriga nove Paróquias, nas quais estão distribuídas mais de 70 sacerdotes e seminaristas, juntamente com aproximadamente 130 religiosos, que oferecem assistência pastoral a cerca de 30 mil batizados. Os Santos Padroeiros da Diocese são Santa Catarina de Siena e São Francisco Xavier, confirmando também deste modo sua característica missionária. O lema da Diocese é: ‘Scientia et Virtus’ (Ciência e Virtude). (EPC)






Deixe seu comentário