Dicastério para as Causas dos Santos promove série de Conferências sobre o Martírio
As palestras serão realizadas entre os dias 11 a 14 de novembro no Instituto Patrístico Agustinianum, em Roma.
Roma – Itália (06/11/2024 16:26, Gaudium Press) Entre os dias 11 a 14 de novembro, o Instituto Patrístico Agustinianum, em Roma, será palco de uma série de conferências que seguirão o tema ‘Não há amor maior. O martírio e a oferta da vida’. O prólogo ficará a cargo do Monsenhor Antonio Pitta, vice-reitor da Universidade Lateranense.
Aprofundar a realidade do martírio em diversos contextos
De acordo com texto de divulgação do evento publicado no site do Dicastério, o objetivo da série de conferências é aprofundar a realidade do martírio nos contextos históricos, culturais e sociais do século XXI. Já a outra área de estudo trata sobre o novo caso das causas de beatificação e canonização, ou seja, a oferta da vida, aprovada pelo Papa Francisco em 11 de julho de 2017.
O martírio na vida da Igreja
Na tarde de segunda-feira, 11 de novembro, o Cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, e o prólogo do vice-reitor da Universidade Lateranense, professor Antonio Pitta, abrirão os trabalhos com uma conferência intitulada ‘Um amor maior: dar a vida’. Logo depois, será realizada uma palestra sobre o tema ‘O martírio na vida da Igreja’.
O martírio na produção cinematográfica
Já as conferências da terça-feira, 12 de novembro, serão dedicadas ao tema do ódio contra a Fé Cristã na atualidade a partir de diversos contextos sociais e geográficos e ao martírio em outras denominações cristãs. Também haverá uma apresentação que tratará sobre o tema do martírio na produção cinematográfica.
A oferta da vida e a antropologia contemporânea
As palestras da quarta-feira, 13 de novembro, abordarão os seguintes temas: “A oferta da vida e a antropologia contemporânea”, “Parte histórica e releitura de algumas experiências de santidade à luz da oferta da vida”, “Aspectos teológicos e processuais da oferta da vida”. As conclusões serão propostas pelo Cardeal Semeraro. O evento será encerrado no dia 14 de novembro. (EPC)
Deixe seu comentário