Dia Nacional do Terço dos Homens é sancionado no Brasil
A data estabelecida para esta celebração anual foi o dia 8 de setembro, quando a liturgia católica celebra a festa da Natividade de Nossa Senhora.
Redação (27/04/2023 12:37, Gaudium Press) O Dia Nacional do Terço dos Homens foi oficialmente instituído na última quarta-feira, 26, após publicação da Lei 14.558/2023 no Diário Oficial da União. A data estabelecida para esta celebração anual foi o dia 8 de setembro, quando a liturgia católica celebra a festa da Natividade de Nossa Senhora.
A norma tem origem no Projeto de Lei 2676/21, proposto pelo deputado Eros Biondini (PL-MG) e aprovado na Câmara em junho de 2022 e no Senado no dia 21 de março deste ano de 2023. O dia foi escolhido por ter sido a data da primeira manifestação registrada do movimento no Brasil, que chegou em 1936 através de Frei Peregrino, no povoado de Vila da Providência (atual município de Itabi, em Sergipe).
Profundo significado devocional para os católicos brasileiros
O deputado Biondini justificou a instituição de um Dia Nacional do Terço dos Homens ressaltando o “profundo significado devocional para os católicos brasileiros e a força desse movimento para o fortalecimento de uma sociedade justa, solidária e comprometida com a dignidade e a espiritualidade do ser humano”.
De acordo com o relator do projeto, o senador Wellington Fagundes (PL-MT), “o terço dos homens é um movimento cristão que tem o propósito de engajar na Igreja Católica homens de todas as gerações mediante esse ato de Fé e devoção, como estímulo fundamental à formação da família cristã e da sociedade como um todo”.
Movimento do Terço dos Homens
O movimento do Terço dos Homens, que atualmente reúne por volta de 2,5 milhões de tercistas em todo o país, é reconhecido em alguns estados brasileiros, como Sergipe, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão.
Anualmente o Santuário Nacional de Aparecida, localizado no interior do estado de São Paulo, é palco da Romaria Nacional do Terço dos Homens. A última edição ocorreu entre os dias 10 e 12 de fevereiro e contou com a participação de 70 mil homens do terço.
Origem do Terço dos Homens
De acordo com o assessor nacional do Terço, Padre Vandemir Meister, apesar de existirem relatos de homens que, aqui no Brasil, desde o tempo da escravidão se reuniam para rezar, somente no ano de 1997 esses grupos se oficializaram.
O surgimento ocorreu dentro do Movimento Apostólico de Schoenstatt, com um pequeno número de homens vinculados ao Santuário da Mãe e Rainha, em Olinda (PE). A partir daí, os grupos de Terço dos Homens começaram a se espalhar pelo país, chegando a mais de um milhão de integrantes. (EPC)
Deixe seu comentário