Papa Leão XIV presidirá Missa Solene na Basílica de São João de Latrão
A cerimônia litúrgica ocorrerá na manhã do próximo domingo, dia 9 de novembro, por ocasião da dedicação desta Basílica Papal.
Roma – Itália (03/11/2025 10:24, Gaudium Press ) No próximo domingo, 9 de novembro, o Papa Leão XIV presidirá a Solene Celebração Eucarística em São João de Latrão, por ocasião da dedicação desta Basílica papal. A cerimônia litúrgica, que terá início às 9h30, será acompanhada e animada pelo Coro Diocesano de Roma e pelo Coro da Capela Sistina.
Os fiéis que quiserem acompanhar a celebração poderão adquirir os ingressos de forma gratuita no Escritório Litúrgico do Vicariato até quinta-feira, 6 de novembro (segundo andar, sala 18). A Basílica estará aberta para receber o público a partir das 7h e assim permanecerá até às 8h45.
Também será possível aos sacerdotes da Diocese de Roma concelebrar a Santa Missa. Para isso, eles também deverão retirar ingressos, que estão sujeitos à disponibilidade. São especialmente convidados os sacerdotes que celebram o jubileus, nomeadamente o décimo, o quinquagésimo e o sexagésimo aniversários de ordenação.
Breve histórico da Basílica de São João de Latrão
Consagrada no dia 9 de novembro de 324 pelo Papa Silvestre I, após sua construção e financiamento da obra pelo Imperador Constantino, a Basílica de Latrão foi a primeira igreja onde os cristãos puderam celebrar suas cerimônias litúrgicas de forma livre e publicamente.
Inicialmente, ela foi dedicada ao Santíssimo Salvador; mais tarde, o Papa Sérgio III, no século IX, acrescentou a dedicação a São João Batista; por fim, o Papa Lúcio II, no século XII, incluiu também São João Evangelista.
O nome completo deste templo é Arquibasílica Papal do Santíssimo Salvador e dos Santos João Batista e Evangelista de Latrão. Além disso, ela ostenta o título ‘Omnium Urbis et Orbis Ecclesiarum Mater et Caput’ (‘Mãe e Cabeça de todas as Igrejas da Cidade e do Mundo’). A Basílica de Latrão é a Catedral da Diocese de Roma e a Sé Episcopal Oficial do Bispo de Roma, o Papa. (EPC)
                            
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    
                                    



                                                        
                                                        
                                                        
Deixe seu comentário