Gaudium news > De onde vêm os Cardeais que elegerão o novo Papa?

De onde vêm os Cardeais que elegerão o novo Papa?

Na próxima quarta-feira, 7 de maio, será iniciado o Conclave, durante o qual 135 Cardeais eleitores escolherão o sucessor de Francisco.

De onde vem os Cardeais que elegerao o novo Papa 1

Cidade do Vaticano (29/04/2025 11:13, Gaudium Press) Na próxima quarta-feira, 7 de maio, será iniciado o Conclave, durante o qual 135 Cardeais eleitores escolherão o novo Papa. Estes purpurados representam 71 países espalhados pelos cinco continentes: 17 da África, 15 da América, 17 da Ásia, 18 da Europa e 4 da Oceania.

De onde vem os Cardeais que elegerao o novo Papa 2

Nações representadas no Conclave

Doze nações terão Cardeais eleitores nativos pela primeira vez. São elas: Haiti, Cabo Verde, República Centro-Africana, Papua Nova Guiné, Malásia, Suécia, Luxemburgo, Timor-Leste, Singapura, Paraguai, Sudão do Sul e Sérvia. Estarão presentes na Capela Sistina: 53 Cardeais europeus, 37 americanos (16 da América do Norte, 4 da América Central, 17 da América do Sul), 23 asiáticos, 18 africanos e 4 da Oceania.

De onde vem os Cardeais que elegerao o novo Papa 3

Faixa etária dos Cardeais

O Cardeal eleitor mais jovem é o australiano Mikola Bychok, 45 anos, e o mais velho é o espanhol Carlos Osoro Sierra, 79 anos. Os mais numerosos são os nascidos em 1947, há treze entre os que votarão, com 78 anos de idade completados ou a serem completados. Cinco Cardeais foram criados pelo Papa João Paulo II, vinte e dois pelo Papa Bento XVI e cento e oito por Francisco.

De onde vem os Cardeais que elegerao o novo Papa 4

Famílias religiosas presentes

Dentre os cardeais eleitores estão 33 pertencentes a 18 famílias religiosas, sendo a maior delas a dos salesianos, com cinco, a Ordem dos Frades Menores possui quatro, o mesmo número da Companhia de Jesus, já os franciscanos conventuais são três. Também estão na lista dois redentoristas, dois verbitas, um agostiniano, um capuchinho, um carmelita descalço, um cisterciense, um claretiano, um lazarista, um missionário da Consolata, um missionário do Sagrado Coração de Jesus, um scalabriniano e um espiritano. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas