Cruz da primeira Missa no Brasil inicia peregrinação pelo país
A iniciativa é promovida pelo Movimento Brasil com Fé, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Instituto Redemptor.
Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO
São Paulo (16/04/2025 14:35, Gaudium Press) Após ter saído do Tesouro-Museu da Sé de Braga, em Portugal, e peregrinado por diversas cidades portuguesas, a Cruz original da primeira Missa celebrada no Brasil chegou ao país para participar das comemorações pelos 525 anos deste evento que marcou a história da nação brasileira.
Na terça-feira, 15, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu uma Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana de São Paulo na presença deste histórico objeto sacro. Em sua homilia, o purpurado ressaltou a profunda importância histórica e espiritual deste símbolo cristão.
Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO
Batismo simbólico do Brasil
De acordo com o Arcebispo de São Paulo, a Cruz é mais do que um objeto antigo, é a presença constante do amor de Deus e sinal de pertença à Fé Cristã. “A Cruz de Cristo está sempre presente, em nossas igrejas, em nossas celebrações, mas também em nossas casas, e muitos também a carregam como sinal de pertença a Jesus Cristo”, assegurou.
“A Cruz de Cristo, quer antiga, quer pobre, quer rica, incrustada de pedras preciosas, ou de material muito simples, sempre recorda Jesus Cristo. Aquele que sobre a Cruz entregou a vida por nós. Aquele que nos amou até o fim, conforme recordamos nesta semana da celebração da Páscoa”.
Tratando sobre a primeira Missa em terras brasileiras, Dom Odilo fez uma analogia dizendo que esta celebração litúrgica foi “uma espécie de Batismo simbólico desta terra que inicialmente batizaram como Terra de Santa Cruz. Esta terra é marcada desde o seu início pela Cruz de Cristo”.
Foto: Gustavo Amorim Gomes.
Peregrinação da Cruz pelo Brasil
Após a Santa Missa na Catedral da Sé, a Cruz foi levada em procissão até o Pátio do Colégio, local no qual o Padre José de Anchieta fundou a cidade de São Paulo em 25 de janeiro de 1554. A Cruz foi recebida pelo Padre jesuíta Carlos Alberto Contieri, reitor do Pátio do Colégio, junto com o Padre Omar Raposo, Reitor do Santuário do Cristo Redentor no Rio de Janeiro (RJ) e organizador da peregrinação da Cruz pelo Brasil.
Até 26 de abril, a Cruz passará por outras cidades brasileiras: Cachoeira Paulista, Aparecida e Guaratinguetá (dia 16); Rio de Janeiro e Petrópolis (17); Porto Alegre (18); Maricá e Rio de Janeiro (19); Rio de Janeiro (20); Distrito Federal (de 21 a 23), incluindo atividades na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e sessão solene no Congresso Nacional; Belém (dias 23 e 24); Salvador (25); e Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália (26), onde se realizará a Missa Pontifical pelos 525 anos da primeira Missa no Brasil. (EPC)
Deixe seu comentário