Gaudium news > Criminosos armados sequestram 160 cristãos em duas igrejas no norte da Nigéria

Criminosos armados sequestram 160 cristãos em duas igrejas no norte da Nigéria

A ação ocorreu durante celebrações religiosas e, até o momento, não houve nenhuma solicitação oficial ou pedido de resgate.

Criminosos armados sequestram 160 cristaos em duas igrejas no norte da Nigeria

Foto: Por Anasskoko – Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=109105619

Nigéria – Abuja (20/01/2026 10:57, Gaudium Press ) No último domingo, 18 de janeiro, mais de 160 cristãos foram sequestrados durante um ataque realizado por grupos de homens armados contra duas igrejas em um vilarejo isolado no estado de Kaduna, no norte da Nigéria, uma das áreas mais instáveis ​​do país.

A região é palco de violência armada e sequestro em massa

De acordo com testemunhas, os agressores eram numerosos e chegaram a bloquear os edifícios religiosos e as vias de acesso, obrigando os fiéis a sair à força e conduzindo-os para a mata. A ação ocorreu durante celebrações religiosas e, até o momento, não houve nenhuma solicitação oficial ou pedido de resgate.

O estado de Kaduna é considerado estratégico, pois está situado ao longo de uma faixa de transição entre o norte, de maioria muçulmana, e o sul, de predominância cristã. Por esse motivo, há anos, esta região é palco de violência armada, além de sequestros em massa e incursões contra comunidades civis e religiosas.

Nigéria é o epicentro mundial da violência contra os cristãos

Grupos criminosos e milícias armadas operam frequentemente na região, aproveitando-se da fraca presença do Estado nas zonas rurais. Estes consideráveis ​​sequestros e ataques contra comunidades religiosas e cristãs inserem-se dentro de um contexto mais amplo de insegurança que atravessa a Nigéria.

Segundo o último relatório de ‘Portas Abertas’, a Nigéria é o epicentro mundial da violência contra os cristãos. Somente no ano de 2025, um total de 3.490 pessoas foram mortas no país por motivos relacionados à Fé, representando 70% do total global. A Nigéria está entre os países com um nível extremo de perseguição. O número de sequestros de sacerdotes, fiéis e estudantes no país se multiplicou nos últimos meses. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas