Cresce o número de católicos que assistem missas pela internet na Coreia do Sul
A Conferência Episcopal Sul-coreana recordou que o valor da celebração litúrgica presencial, em uma verdadeira comunhão de comunidade, não deve ser enfraquecida”.
Coreia do Sul – Seul (20/04/2021 15:33, Gaudium Press) O número de católicos que acompanham e participam da missa dominical através das redes sociais e da televisão na Coreia do Sul está aumentando. É o que constatou um relatório divulgado pela Conferência Episcopal do país.
Apesar de parecer uma notícia animadora, esta tendência levantou algumas preocupações pastorais por parte da Conferência Episcopal Sul-coreana que ressaltou que “o valor da celebração litúrgica presencial, em uma verdadeira comunhão de comunidade, que está no coração da vida católica, não deve ser enfraquecida”.
Números em baixa
Segundo os dados apresentados pelos Bispos sul-coreanos, em 2020, dos 5,9 milhões de católicos do país, apenas 8.631, ou seja, 0,15%, compareceram presencialmente às Missas e liturgias organizadas nas igrejas durante a pandemia.
O número de Batismos em 2020 também caiu 62,6% em comparação com o ano anterior, chegando a um total de 30.285, enquanto o número de casamentos reconhecidos pela Igreja Católica caiu 43%, até chegar em 7.915.
De acordo com os números apresentados pelos prelados sul-coreanos, a participação na assistência à Missa neste ano de 2021 é baixa, levando em consideração a situação de pandemia no país.
Missas online não substituem completamente as celebrações presenciais
Mesmo compreendendo a escolha que muitos católicos fizeram de não participar presencialmente dos serviços religiosos, a Conferência Episcopal do país recorda que as missas online ou televisionadas não substituem completamente uma celebração presencial.
“A Fé Cristã baseia-se no mistério da Encarnação de Cristo, que está presente na ‘carne’ da humanidade, especialmente entre os pobres e necessitados. A relação humana interpessoal concreta e real é fundamental para a Fé Cristã e não encontra substituto na única relação virtual ou digital”, disseram os Bispos.
Igreja coreana deixará de transmitir celebrações assim que a pandemia seja controlada
A Conferência Episcopal sul-coreana recordou ainda as palavras do Papa Francisco, que afirmou que “os Sacramentos não podem ser virtuais, não podemos acabar viralizados no ambiente digital”.
Portanto, assim que as preocupações sanitárias e os dados de controle da pandemia melhorarem, a Igreja coreana poderá desaconselhar abertamente ou simplesmente parar de transmitir as Santas Missas pela Internet, convidando os fiéis para que voltem fisicamente às igrejas. (EPC)
Deixe seu comentário