Gaudium news > Congo: Seminário menor é atacado por grupo de homens armados

Congo: Seminário menor é atacado por grupo de homens armados

Esta não foi a primeira vez que ocorreu um caso de violência contra integrantes da Igreja Católica na região.

Congo Seminario menor e atacado por grupo de homens armados

Bukavu – Congo (13/11/2024 12:07, Gaudium Press) Na noite do sábado do último sábado, 9 de novembro, o Seminário Menor Maria Rainha dos Apóstolos de Mugeri, localizado na Arquidiocese de Bukavu, na República Democrática do Congo, foi atacado por um grupo de homens armados.

Sacerdotes amarrados e ameaçados

A invasão foi iniciada por volta das 21h. De acordo com o reitor do Seminário, Padre Georges Barimusirhwe, oito homens trajados com uniformes militares adentraram de forma violenta no refeitório, onde os sacerdotes estavam jantando.

Os agressores, que tinham por única motivação o resgate, tentaram intimidar os presentes através de ameaças. Alguns dos padres foram amarrados e lhes foi prometido que se não dessem o dinheiro que eles exigiam, o pior poderia acontecer.

Ladrões fugiram dando tiros para o alto

Fazendo buscas na reitoria, os meliantes conseguiram encontrar pequenas quantias de dinheiro, telefones e outros objetos de valor que acabaram sendo levados pelo grupo. Como forma de pedir ajuda aos vizinhos, os sinos foram tocados de forma irregular.

Desestabilizados pelo alerta dos seminaristas, já conhecido pela população, os bandidos tiveram que fugir para não serem pegos pela polícia. Durante a fuga, para não serem seguidos, os ladrões deram diversos tiros para o alto.

Prática recorrente de violência

Esta não foi a primeira vez que ocorreu um caso de violência contra integrantes da Igreja Católica na região. A este caso, soma-se a vários outros de assaltos à mão armada, que se tornaram uma prática recorrente nesta região. Outros estabelecimentos eclesiais localizados na mesma área, nomeadamente a subcoordenação de escolas católicas e o hospital Fomulac/Katana, também foram assolados por ameaças semelhantes. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas