Gaudium news > Concluída a peregrinação dos Símbolos da JMJ pelas Dioceses portuguesas

Concluída a peregrinação dos Símbolos da JMJ pelas Dioceses portuguesas

A tradição foi iniciada pelo Papa São João Paulo II que, no ano de 1984, entregou a Cruz do Ano Jubilar da Redenção aos jovens pedindo que a levassem pelo mundo.

Concluida a peregrinacao dos Simbolos da JMJ pelas Dioceses portuguesas 2

Foto: Divulgação/Facebook Jornada Mundial da Juventude.

Lisboa – Portugal (24/07/2023 12:14, Gaudium Press) No último domingo, 23, o Cardeal-patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, presidiu a cerimônia de conclusão da peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) pelas 21 Dioceses portuguesas.

Sementes que Deus lança no mundo

A celebração eucarística conclusiva ocorreu na Sé de Lisboa e o “sunset” no Mosteiro de São Vicente de Fora. Durante sua homilia, o purpurado português exortou aos jovens para que sejam sementes que Deus lança no mundo.

“Nós e vocês, meus queridos jovens, somos com Cristo a sementeira de Deus. Cada um de vocês considere-se uma semente que Deus lança nesse campo que é o mundo”, afirmou o Cardeal Manuel Clemente.

Concluida a peregrinacao dos Simbolos da JMJ pelas Dioceses portuguesas 1

Foto: Divulgação/Facebook Jornada Mundial da Juventude.

Os símbolos da JMJ

Esta tradição foi iniciada pelo Papa São João Paulo II que, no ano de 1984, entregou a Cruz do Ano Jubilar da Redenção aos jovens pedindo que a levassem pelo mundo “como sinal do amor do Senhor Jesus para a humanidade e anunciando a todos que somente em Cristo morto e Ressuscitado há salvação e redenção”.

Já o Ícone de Nossa Senhora é uma réplica da ‘Salus Populi Romani’, que também foi entregue por São João Paulo II no ano de 2003. O quadro original está exposto na Basílica de Santa Maria Maior, e segundo a tradição, foi pintada por São Lucas.

Jornada Mundial da Juventude

Criada em 1985 por São João Paulo II, a Jornada Mundial da Juventude consiste em um encontro de milhares de jovens católicos provenientes de diversas Dioceses do mundo. Essas Jornadas acontecem entre dois a três anos, e em cada edição o Papa escolhe um novo país para sediar o evento.

A primeira edição ocorreu no ano de 1986, em Roma, as outras edições da JMJ ocorreram nas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016), Panamá (2019) e, neste ano de 2023, ocorrerá em Lisboa. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas