Gaudium news > Conclave será iniciado no dia 7 de maio

Conclave será iniciado no dia 7 de maio

A data foi definida pelos 180 Cardeais presentes em Roma (pouco mais de 100 eleitores) que se reuniram na quinta Congregação Geral no Vaticano.

Conclave sera iniciado no dia 7 de maio

Cidade do Vaticano (28/04/2025 08:44, Gaudium Press) Na manhã desta segunda-feira, 28 de abril, durante a quinta Congregação Geral no Vaticano os 180 Cardeais presentes em Roma (pouco mais de 100 eleitores) definiram a data de início do Conclave que elegerá o próximo Papa: dia 7 de maio.

Naturalmente, não há previsão de conclusão do mesmo, há os que acreditam em um Conclave mais curto, por conta do Jubileu, e os que acreditam em um período mais longo, para permitir que os Cardeais se conheçam melhor. São esperados ainda mais purpurados de diversos países, que ficaram hospedados na Casa Santa Marta, no Vaticano.

Normas para o início do Conclave

Seguindo as normas da constituição apostólica de João Paulo II, ‘Universi Dominici Gregis’, atualizada por Bento XVI, o Conclave começa entre o 15º e o 20º dia após a morte do Papa, depois dos Novendiali, os 9 dias de celebrações em sufrágio do Pontífice falecido.

A partir do momento em que a Sé Apostólica é legitimamente vacante, os Cardeais eleitores presentes devem aguardar entre quinze a vinte dias completos pelos ausentes, podendo antecipar o início do Conclave se todos os eleitores estiverem presentes.

Programação do Conclave

Na manhã da quarta-feira, 7 de maio, todos os Cardeais concelebrarão a Missa solene “pro eligendo Pontifice”, Celebração Eucarística presidida pelo Decano do Colégio Cardinalício, que convidará os irmãos a se dirigirem em procissão até a Capela Sistina. Ali, os purpurados entoarão o hino ‘Veni, Creator Spiritus’ e farão o juramento.

Haverá quatro votações por dia, duas pela manhã e duas à tarde. Será necessária uma maioria qualificada de dois terços para eleger o Papa. Após a 33ª ou 34ª votação, haverá um segundo turno direto e obrigatório entre os dois Cardeais que receberam mais votos na última votação. O candidato que receber votos de dois terços dos eleitores será eleito Papa. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas