Comunidades cristãs se beneficiam com a presença dos latino-americanos
A riqueza cultural dos latino-americanos tornou possível a evangelização que continua até hoje.
Redação (20/11/2020 14:15, Gaudium Press) Na audiência que concedeu à comunidade do Pontifício Colégio Pio Latino-Americano de Roma nesta sexta-feira, 20 de novembro, o Papa Francisco afirmou que “muitas comunidades cristãs se beneficiaram dos latino-americanos espalhados pelo mundo, pois encontraram neles uma nova vitalidade e um impulso renovado”.
Em seu discurso, o Pontífice lembrou que “o Colégio Pio latino-americano nasceu como um compromisso de unir todas as nossas igrejas particulares [da América Latina] e abri-las para a Igreja universal nesta cidade de Roma”.
O Santo Padre, referindo-se à evangelização, enfatizou aos sacerdotes alunos: “o exemplo da mestiçagem, que tornou a América grande e que é vivida na comunidade plural que vocês formam, pode ajudar a sanar o mundo”. E prosseguiu, observando que: “os povos latinos se encontram com outros povos, graças à mobilidade social e às facilidades de comunicação, e, a partir desse encontro, eles também saem enriquecidos”.
O Papa, dirigindo-se aos presentes, insistiu que “neste campo vocês são chamados a semear a Palavra, generosamente, sem preconceitos, como Deus semeia”. Além disso, ele destacou três pontos específicos de ação “que têm dois momentos: pessoal e comunitário, que se completam inevitavelmente”.
Assim, devemos abrir o coração para o Senhor, mas também para o próximo; lembrando “que nossa relação com Deus pode ser avaliada pelo modo como nós procedemos em relação ao próximo”.
Francisco frisou também o fato de que a formação e o ministério deles possam ajudar e convidar os outros a também fazer o bem, “para curar este mundo do grande mal que o aflige e que foi posto em evidência pela pandemia”.
Ressaltou o Pontífice: “a cura desse mal deve vir de baixo, dos corações e das almas que um dia lhes serão confiados, com propostas concretas no campo da educação, catequese, compromisso social, capazes de mudar mentalidades e abrir espaços, para curar este mal e dar a Deus um povo unido”.
Com informações de ACI Prensa
Deixe seu comentário