Gaudium news > Como tirar uma alma do purgatório em cada dia da Quaresma?

Como tirar uma alma do purgatório em cada dia da Quaresma?

As indulgências podem sempre ser aplicadas às almas do purgatório. Assim agindo, podemos realizar a caridade do modo mais eficaz.

Como tirar uma alma do purgatorio em cada dia da Quaresma

Foto: Cathopic/Bert Gallego.

Redação (02/03/2023, 16:37, Gaudium Press) Desde os primeiros tempos da era cristã, a Igreja recomenda rezar pelas almas dos fiéis defuntos. A Santa Igreja nos ensina também que todos os católicos podem tirar uma alma do purgatório ao aplicar indulgências a estas benditas almas.

As indulgências podem ser aplicadas aos defuntos

O Papa Paulo VI expressou em sua Constituição Apostólica ‘Indulgentiarum Doctrina’, que “as indulgências, ou parciais ou plenárias, podem sempre aplicar-se aos defuntos por modo de sufrágio”. Isso significa que com as indulgências que a Igreja bondosamente nos oferece, podemos aplicar esses benefícios a um falecido e tirar uma alma do purgatório.

Além disso, também na Constituição Apostólica ‘Indulgentiarum Doctrina’, Paulo VI destacou que “quando os fiéis ganham indulgências no sufrágio pelos mortos, realizam a caridade da maneira mais primorosa e, ao pensar nas coisas sobrenaturais, trabalham com mais retidão nas coisas da terra”.

Como podemos tirar uma alma do purgatório na Quaresma?

O procedimento é o mesmo que faríamos para conseguirmos para nós mesmos essas indulgências, apenas que o aplicamos à alma do falecido que desejamos favorecer. Podemos oferecer essas indulgências em sufrágio da alma de alguém em particular ou podemos colocar as indulgências nas mãos da Virgem Maria para que ela a aplique às almas que mais precisarem.

Como conseguir indulgências durante a Quaresma?

Durante a Quaresma, temos quatro maneiras de obter indulgência plenária:

Rezar a Via Sacra: Você pode rezar as 14 estações numa igreja ou, se por uma razão extrema a pessoa não puder se deslocar, você pode rezar no lugar onde estiver.

Rezar o Rosário: Para obter a indulgência plenária, o Rosário deverá ser rezado na igreja, no oratório, na família, na comunidade religiosa ou numa associação de fiéis.

Adoração Eucarística: Esta adoração deve ser realizada por pelo menos meia hora.

Ler ou ouvir as Sagradas Escrituras por pelo menos meia hora.

Condições para receber uma indulgência

Para obter a indulgência plenária, os fiéis também devem cumprir estas três condições fundamentais: a confissão dos pecados; a Comunhão; a Oração pelas intenções do Papa (a Igreja sugere um Pai Nosso, uma Ave-Maria e Glória).

Seguindo esses passos e aplicando indulgência quaresmal a um falecido, você pode tirar uma alma do purgatório por dia. Por que apenas uma alma do Purgatório? Porque só se pode obter uma indulgência por dia. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas