Gaudium news > Como flecheiros, mirando no alvo certo

Como flecheiros, mirando no alvo certo

O amor a Jesus Cristo põe os seus amantes numa total indiferença, pela qual tudo lhes é igual, o doce e o amargo: nada querem daquilo que agrada a si mesmos, e tudo querem daquilo que agrada a Deus.

alvo

Redação (06/11/2021 12:20, Gaudium Press) “Diz-se que a pureza de intenção é a alquimia celeste pela qual o ferro torna-se ouro, isto é, as ações mais triviais como o trabalhar, o alimentar-se, o recrear-se, o repousar, feitas por Deus, tornam-se ouro de santo amor. Por isso, Santa Maria Madalena de Pazzi acreditava seguramente que aqueles que tudo fazem com pura intenção vão direto para o paraíso, sem entrar no purgatório.

Narra-se no Erário Espiritual[1] que um santo solitário, antes de realizar qualquer ação, costumava parar um pouco e levantar os olhos para o céu. Perguntado por que fazia aquilo, respondeu: ‘Procuro acertar o golpe’. E queria dizer que, assim como o arqueiro, antes de atirar a flecha, mira no alvo para acertar o tiro, assim esse homem, antes de pôr a mão em qualquer ação, mirava em Deus, a fim de que a obra fosse de seu agrado.

“Assim devemos fazer também nós; antes de prosseguir com uma obra começada, é bom que renovemos, de vez em quando, a intenção de agradar a Deus. Aqueles que em seus afazeres não olham para outra coisa senão o querer divino gozam daquela santa liberdade de espírito que têm os filhos de Deus, a qual faz que abracem tudo o que agrada a Jesus Cristo, não obstante qualquer repugnância de amor-próprio ou de respeito humano.

“O amor a Jesus Cristo põe os seus amantes numa total indiferença, pela qual tudo lhes é igual, o doce e o amargo: nada querem daquilo que agrada a si mesmos, e tudo querem daquilo que agrada a Deus. Com a mesma paz empenham-se nas coisas grandes e nas pequenas, nas coisas agradáveis e nas desagradáveis: basta-lhes que agradem a Deus.”

Referência: SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO. Prática do Amor a Jesus Cristo. Trad: Luís Augusto Rodrigues Domingues. São Paulo: Cultor de Livros, 2021, p. 71.


[1] Obra também intitulada Do Conhecimento e do Amor do Filho de Deus, de Jean Baptiste Saint-Jure.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas