Gaudium news > Coleta do Óbolo de São Pedro é adiada para o dia 4 de outubro

Coleta do Óbolo de São Pedro é adiada para o dia 4 de outubro

O óbolo de São Pedro é uma arrecadação de donativos na qual os fiéis oferecem uma ajuda econômica diretamente ao Papa, para a manutenção da Igreja e auxílio aos mais necessitados.

Cidade do Vaticano (29/04/2020 13:00, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé informou nesta quarta-feira, 29 de abril, o adiamento da coleta do Óbolo de São Pedro. A decisão foi anunciada pelo diretor da Sala de Imprensa Vaticana, Matteo Bruni.

“Devido à atual emergência sanitária, o Santo Padre estabeleceu que, para este ano de 2020, a coleta do Óbolo de São Pedro, que tradicionalmente se realiza em torno à Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, em 29 de Junho, será transferida em todo o mundo para o XXVII domingo do tempo comum, 4 de outubro, dia dedicado a São Francisco de Assis”, declarou Bruni.

O que é o Óbolo de São Pedro?

O Óbolo de São Pedro é a ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre, como sinal de adesão à solicitude do Sucessor de Pedro relativamente às múltiplas carências da Igreja universal e às obras de caridade em favor dos mais necessitados.

A origem do Óbolo de São Pedro

A origem dessa prática remonta o final do século VIII, após a conversão dos anglo-saxões, que “se sentiram tão unidos ao Bispo de Roma que decidiram de maneira estável fazer uma contribuição anual ao Santo Padre”.

Na época, esta coleta foi chamada ‘Denarius Sancti Petri’ (Esmola a São Pedro) e se difundiu pelos outros países da Europa. No dia 05 de agosto de 1871, o Papa Pio IX reconheceu oficialmente e regularizou a prática através da encíclica ‘Saepe Venerabilis’.

Óbolo de São Pedro na internet

A Santa Sé possui uma página oficial do Óbolo de São Pedro na internet para os fiéis que desejam colaborar com as obras de caridade da Igreja. No site, disponível em italiano, inglês e espanhol, é possível acessar também mensagens do Papa e fazer doações.

Além disso, é possível acompanhar a iniciativa através das redes sociais: Twitter e Instagram. No Twitter as contas estão em três idiomas: @obolus_it (em italiano), @obolus_es (em espanhol) e @obolus_en (em inglês). No Instagram há apenas uma conta: obolus_va. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas