Círio de Nazaré reúne 2 milhões de devotos em grande procissão
Iniciadas no dia 8 de outubro, as festividades do Círio de Nazaré 2024 seguem até o dia 28 deste mês seguindo o tema: ‘Perseverar na oração com Maria, Mãe de Jesus’.
Belém – Pará (15/10/2024 12:09, Gaudium Press) No último domingo, 13, mais de dois milhões de devotos, segundo dados do governo do Pará, se reuniram em Belém para participar da Grande Procissão do Círio de Nazaré, um dos eventos religiosos de maior expressão no Brasil.
Trajeto de 3,7 quilômetros percorrido em cinco horas
Logo cedo, às 6h, uma Santa Missa foi presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, na Catedral Metropolitana de Belém. Em seguida, a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré seguiu para a Praça Santuário, localizada em frente à Basílica de Nazaré. O trajeto de 3,7 quilômetros de distância foi percorrido em cinco horas pelos devotos da padroeira do Pará e Rainha da Amazônia.
Participação de fiéis das 14 romarias oficiais
Ao longo da procissão do Círio de Nazaré, inúmeros devotos e pagadores de promessas carregavam objetos feitos em cera ou outros materiais como forma de agradecimento pelas graças alcançadas. Já outros realizaram o percurso inteiro de joelhos. Esta foi a 232ª edição da procissão, que contou com a participação de fiéis das 14 romarias oficiais.
A corda do Círio de Nazaré
Um importante símbolo da procissão é a corda de sisal de 400 metros de comprimento atada à berlinda. Os devotos disputam espaço para segurar neste que é um dos principais ícones da festividade mariana. A corda teve origem em 1885, quando uma enchente fez a berlinda com a imagem atolar e os cavalos não conseguiram puxá-la. Um comerciante emprestou uma corda para os fiéis puxarem a berlinda. Desde então, a corda foi introduzida no Círio.
Tema desta edição inspirado no Ano da Oração
Iniciada no dia 8 de outubro, a programação do Círio de Nazaré 2024 seguirá até o dia 28 deste mês, com atividades voltadas para diversos públicos, dentre os quais se destacam: ciclistas, jovens, crianças, corredores e pessoas com deficiência. O tema desta edição é: ‘Perseverar na oração com Maria, Mãe de Jesus’, inspirado no Ano da Oração convocado pelo Papa Francisco em preparação ao Jubileu de 2025 que será celebrado por toda a Igreja Católica. (EPC)
Deixe seu comentário