Gaudium news > Cinco Portas Santas serão abertas no Jubileu 2025

Cinco Portas Santas serão abertas no Jubileu 2025

Estas Portas Santas serão abertas na Basílica de São Pedro, nas outras três Basílicas Papais (São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo fora-dos-muros) e em uma prisão.

Cinco Portas Santas serao abertas no Jubileu 2025 2

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (01/08/2024 14:01, Gaudium Press) O Dicastério para a Evangelização, departamento do Vaticano para as questões fundamentais de evangelização no mundo, divulgou nesta quinta-feira, 1º de agosto, um comunicado sobre a abertura das Portas Santas durante o Jubileu de 2025.

A nota levanta a questão da possível abertura da Porta Santa nas Igrejas Catedrais, Santuários Internacionais e Nacionais e outros locais de culto particularmente significativos, assim como aconteceu no Jubileu Extraordinário da Misericórdia no ano de 2015.

Indicações estabelecidas pelo Papa Francisco

Sobre isso, o dicastério ressalta que, apesar de considerar as motivações de caráter pastoral e devocional que podem ter sugerido esta louvável aspiração, é necessário recordar as precisas indicações estabelecidas pelo Papa Francisco na Bula ‘Spes non confundit’ (Bula de proclamação do Jubileu Ordinário do Ano 2025).

Cinco Portas Santas serao abertas no Jubileu 2025 1

Foto: Vatican Media.

O documento pontifício indica como Porta Santa a da Basílica de São Pedro e das outras três Basílicas Papais: São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo fora-dos-muros. A única exceção é a Porta Santa que será aberta em uma prisão, atendendo o desejo expresso do Papa Francisco, com o intuito de “oferecer aos presos um sinal concreto de proximidade”.

Perdão de Deus que não conhece limites

“É também sabido que um sinal peculiar e identificador do Ano Jubilar, tal como foi passado desde o primeiro Jubileu do ano de 1300, é a indulgência que ‘pretende exprimir a plenitude do perdão de Deus que não conhece limites’ (cf. n. 23), por meio do Sacramento da Penitência e dos sinais de caridade e de esperança”, esclarece o comunicado.

Por fim, a nota é concluída recordando que para viver em plenitude este momento de graça, é preciso fazer referência aos lugares particulares e às diversas modalidades indicadas pelo Decreto da Penitenciaria Apostólica de 13 de maio de 2024. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas