Centenas de coroinhas participam de encontro anual na Catedral da Sé
A iniciativa, que é promovida pela Pastoral Vocacional da Arquidiocese de São Paulo, contou com a participação do Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer.
Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO.
São Paulo (21/08/2023 16:43, Gaudium Press) Centenas de coroinhas, acólitos e cerimoniários, atuantes nas paróquias e comunidades das seis regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo, se reuniram na Catedral Metropolitana de São Paulo para participar do encontro anual com o Cardeal Odilo Pedro Scherer.
A iniciativa, que é promovida pela Pastoral Vocacional da Arquidiocese de São Paulo, contou com a participação dos Bispos auxiliares da Arquidiocese, Dom José Benedito Cardoso, Dom Jorge Pierozan e Dom ngelo Ademir Mezzari, RCJ, este último Referencial para as Vocações e Seminários.
Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO.
Muitas vocações sacerdotais e religiosas surgem entre os coroinhas
Em sua homilia, o Cardeal Scherer tratou sobre o sentido da liturgia, do espaço sagrado e do serviço litúrgico. Em seguida, exortou aos coroinhas, cerimoniários e acólitos para que “realizem essa missão na alegria e com os olhos fixos em Jesus, servindo o altar com alegria e com o desejo de encontrar, estar perto e falar de Deus”.
Após recordar que também foi coroinha, e que essa função lhe despertou o desejo de se tornar sacerdote, o Arcebispo de São Paulo ressaltou que é comum que muitas vocações sacerdotais e religiosas surjam entre os coroinhas. “Se você sentir esse desejo, converse com o padre da sua paróquia, que vai acompanhar, orientar, fomentando esse desejo, até que um dia, quem sabe, você entre no seminário ou no convento”, aconselhou.
Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO.
Uma oportunidade para ter contato direto com o Cardeal de São Paulo
Em entrevista ao jornal ‘O São Paulo’, o Padre José Carlos dos Anjos, Promotor Vocacional da Arquidiocese, revelou que este encontro anual é uma oportunidade dos coroinhas, acólitos e cerimoniários terem um contato direto com Dom Odilo. Além disso, esta é uma “oportunidade para celebrar a vida e vocação de tantas crianças e adolescentes que se doam na missão de servir o altar”.
Destacando ainda que muitas vocações surgem a partir deste serviço à Igreja, o Promotor Vocacional assegurou que “estas crianças e adolescentes são o futuro da nossa Igreja, serão os padres, religiosas, missionários, pais e mães de família que levarão adiante a missão de anunciar o Evangelho na nossa cidade e para o mundo”. (EPC)
Deixe seu comentário