Celebrações pelos 800 anos da morte de São Francisco são iniciadas em Assis
Esta é a última etapa do grande caminho jubilar franciscano que culminará no dia 3 de outubro (data da morte do Santo) e no dia 4 de outubro (Festa de São Francisco).
Foto: Divulgação/Provincia Serafica dei Frati Minori di Umbria e Sardegna.
Assis – Itália (13/01/2026 14h50, Gaudium Press ) Na manhã do último sábado, 10, na Basílica papal de Santa Maria dos Anjos, em Assis, foi realizada a cerimônia solene de início das celebrações do VIII centenário da morte de São Francisco de Assis. O evento religioso é a última etapa do grande caminho jubilar franciscano que culminará no dia 3 de outubro (data da morte) e no dia 4 de outubro (festa do Santo).

Foto: Divulgação/Provincia Serafica dei Frati Minori di Umbria e Sardegna.
Profecia de paz cantada por São Francisco
O Frei Massimo Travascio, guardião da Basílica, iniciou a cerimônia saudando os presentes. Logo depois, ocorreu uma procissão guiada pelo presidente do rito, Frei Francesco Piloni, ministro provincial dos Frades Menores da Úmbria e da Sardenha, conjuntamente com os seis ministros gerais.
Em seguida, o Arcebispo de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino e de Foligno, Dom Domenico Sorrentino, e o prefeito de Assis, Valter Stoppini, dirigiram-se à Capela do Trânsito para realizar um gesto através do qual se registrou a reconciliação entre o Bispo Dom Guido II e o podestà de Assis, Carsedonio, cantada por Francisco como profecia de paz.

Foto: Divulgação/Provincia Serafica dei Frati Minori di Umbria e Sardegna.
Compartilhe a consolação de Deus
Então se iniciou o momento das reflexões, no qual os ministros gerais dirigiram-se às seis estações laterais da Basílica, percorrendo os passos cruciais do Testamento que São Francisco deixou aos seus Frades antes de morrer. Os temas das meditações foram: Misericórdia, oração, fraternidade, trabalho, paz e vitória.
“Assim como o Senhor chamou São Francisco a iniciar um caminho de penitência e conversão com um coração capaz de abraçar a humanidade sofredora, assim hoje ele nos exorta a alcançar aqueles que carregam feridas dolorosas no corpo e no espírito, para compartilhar com eles a consolação de Deus”, afirmou Frei Trujillo Cano.

Foto: Divulgação/Provincia Serafica dei Frati Minori di Umbria e Sardegna.
Ano Jubilar Franciscano especial
Ao término da cerimônia, Dom Sorrentino anunciou seu sucessor à frente da Diocese, na pessoa do Arcebispo Dom Felice Accrocca. Além disso, foi lida a mensagem enviada pelo Papa Leão XIV e comunicada a promulgação do decreto pelo qual o Pontífice institui um Ano Jubilar Franciscano especial, de 10 de janeiro de 2026 a 10 de janeiro de 2027.
Durante este ano especial, todos os fiéis cristãos são convidados a seguir o exemplo do Santo de Assis, tornando-se modelos de santidade de vida e testemunhas incansáveis da paz. A Penitenciaria Apostólica concedeu indulgência plenária a todos aqueles que participarem devotamente deste Jubileu extraordinário. (EPC)






Deixe seu comentário