CELAM renova consagração a Nossa Senhora de Guadalupe
A cerimônia foi celebrada pelo presidente do CELAM, Dom Héctor Miguel Cabrejos Vidarte, na sede do organismo eclesial em Bogotá, Colômbia.
Colômbia – Bogotá (14/12/2022 15:34, Gaudium Press) Na última segunda-feira, 12, Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, os membros do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano) renovaram a consagração do organismo, fundado em 1955 pelo Papa Pio XII, e de seus colaboradores à padroeira do continente.
Importância da figura de Nossa Senhora de Guadalupe
A cerimônia foi celebrada durante uma Santa Missa presidida por Dom Héctor Miguel Cabrejos Vidarte, O.F.M. Arcebispo de Trujillo (Peru) e presidente do CELAM, na sede do organismo eclesial em Bogotá, Colômbia. Estiveram presentes uma delegação da presidência, os coordenadores dos centros pastorais e a equipe de trabalhadores da instituição.
Em sua homilia, Dom Cabrejos ressaltou a importância da figura de Santa Maria de Guadalupe para a Igreja do continente e em particular para a pastoral do CELAM. O prelado também destacou o papel da Mãe de Deus na história da salvação e seu desejo de que os fiéis sigam seu exemplo como discípula missionária à serviço da construção do Reino de Deus.
Nossa Senhora como um caminho seguro para chegar a Cristo
Logo depois foi recitada uma oração que recorda Nossa Senhora como um caminho seguro para chegar a Cristo e na qual ela é invocada como Mãe compassiva, virgem contemplativa e ativa em um mesmo amor pela Palavra. “Cada visita sua ao nosso coração nos convida à uma conversão permanente e nos exorta a viver uma caridade ardente para com todos”, ressalta uma parte da oração.
Por fim, é pedido à Mãe de Misericórdia que lhes dê a graça de construir uma Igreja com ela, para que juntos possamos glorificar a Deus. “Estamos aqui hoje diante de ti, Mãe Santíssima, Mãe do Deus Verdadeiro, para renovar nossa Fé naquele que te escolheu como mensageira de seu Evangelho e para construir uma casa comum para que todos escutem a mesma Palavra e compartilhem a mesma mesa Eucarística”, diz trecho da súplica. (EPC)
Deixe seu comentário