Gaudium news > Católicos nas Filipinas presenciam três coroações marianas em um único dia

Católicos nas Filipinas presenciam três coroações marianas em um único dia

Os ritos de coroação das imagens de Nossa Senhora foram realizados em diversas Arquidioceses do país.

Catolicos nas Filipinas presenciam tres coroacoes marianas em um unico dia 1

Foto: CBCP.

Filipinas – Manila (11/10/2022 10:03, Gaudium Press) A Igreja Católica nas Filipinas celebrou o último dia 7 de outubro, festa de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, de uma maneira especial. Na ocasião, os católicos do país puderam presenciar a coroação de três imagens de Nossa Senhora.

O Cardeal José Advincula, Arcebispo de Manila, presidiu os ritos de coroação canônica da imagem de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário de Cardona, também conhecida como “La Virgen de Sapao”. A cerimônia de coroação que contou com a presença do Bispo de Antipolo, Dom Francisco De Leon e seu Bispo auxiliar, Dom Nolly Buco, ocorreu no Santuário de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, pertencente à Diocese de Antipolo.

Quinta imagem mariana a receber uma coroação pontifícia nas Filipinas

Em sua homilia, o purpurado afirmou que “a coroação de uma imagem de Nossa Senhora é reconhecê-la como nossa Rainha, e que ao fazê-lo reconhecemos Cristo seu Filho como nosso Rei”. Ele também enfatizou os três aspectos da realeza de Maria: “dar vida, trazer unidade entre o povo e cuidar dos necessitados”.

La Virgen de Sapao é a quinta imagem mariana a receber uma coroação pontifícia no país. As outras quatro são: Nossa Senhora da Paz e Boa Viagem (Cidade de Antipolo); Nossa Senhora dos Abandonados (Cidade de Marikina); Nossa Senhora de Aranzazu (San Mateo, Rizal); e Nossa Senhora da Luz (Cainta, Rizal).

Catolicos nas Filipinas presenciam tres coroacoes marianas em um unico dia 2

Coroação episcopal da imagem centenária de Nossa Senhora do Rosário

Na Arquidiocese de Cagayan de Oro, o Arcebispo local, Dom José Cabantan, presidiu a coroação da imagem centenária de Nossa Senhora do Rosário chamada Birhen sa Kota ou Nossa Senhora do Forte. A cerimônia foi realizada na Catedral Metropolitana de Santo Agostinho e contou com a participação do Arcebispo emérito Dom Antonio Ledesma.

A devoção a esta invocação mariana foi revivida pela Arquidiocese em 2012 e os ritos foram realizados por ocasião do 10º aniversário de renascimento da devoção mariana arquidiocesana.

Primeira coroação mariana realizada na Diocese de Digos

Já na Diocese de Digos, Dom Guillermo Afable presidiu os ritos da coroação episcopal de Nossa Senhora do Rosário na cidade de Malita. A imagem também foi coroada por ocasião do jubileu de diamante da paróquia e é considerada a primeira coroação mariana realizada na região.

As duas coroações episcopais em Mindanao foram precedidas pela coroação pontifícia de Nossa Senhora do Pilar de Zamboanga em 1960 e a coroação episcopal da imagem de Nossa Senhora do Santo Rosário da Catedral de Dipolog no ano de 2016. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas