Catedral histórica nas Filipinas é declarada Santuário Nacional
Além da Catedral de Maasin, o Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Misericórdia em Novaliches, Cidade de Quezon, também foi elevado à categoria de Santuário Nacional.
Filipinas (24/07/2024 14:15, Gaudium Press) A Catedral de Maasin, nas Filipinas, foi declarada Santuário Nacional, por sua importância como centro de devoção e peregrinação. O anúncio foi celebrado com muita festa pela comunidade católica local e pela Diocese de Maasin, que planeja uma celebração formal para comemorar este marco.
Para Monsenhor Oscar Cadayona, Vigário Geral da Diocese de Maasin, esta designação significa uma profunda bênção para os fiéis devotos de Nossa Senhora da Assunção, sendo “um testemunho da graça divina concedida à nossa comunidade”. “Esperamos receber peregrinos de todas as Filipinas”, acrescentou.
Local vital para a devoção religiosa e peregrinação
Através deste reconhecimento como Santuário Nacional, a Catedral de Maasin ficará sob a supervisão da Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas (CBCP). O anúncio, feito durante a 128ª Sessão Plenária do CBCP, reconheceu a Catedral como um local vital para a devoção religiosa e peregrinação.
Além da Catedral de Maasin, o Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Misericórdia em Novaliches, Cidade de Quezon, também foi elevado à categoria de Santuário Nacional durante a sessão plenária da CBCP, que contou com a presença de mais de 70 Bispos.
Breve histórico da Catedral de Maasin
A história de Maasin como Paróquia remonta ao ano de 1771 sob administração jesuíta, com os franciscanos dedicando-a posteriormente a Nossa Senhora da Assunção em 1843. Em 1968 foi declarada Catedral, e a nova Diocese de Maasin adotou Nossa Senhora da Assunção como sua padroeira.
No dia 15 de agosto de 2018, a venerada imagem de Nossa Senhora recebeu uma coroação episcopal pelo Cardeal Luis Antonio Tagle, ex-Arcebispo de Manila. Já no dia 13 de agosto de 2022, a mesma imagem mariana recebeu a coroação pontifícia pelo Arcebispo Núncio Charles Brown. (EPC)
Deixe seu comentário