Catedral filipina é formalmente elevada à categoria de “Santuário Nacional”
Em sua homilia, o Cardeal Advincula ressaltou que a santidade do Santuário não vem apenas de seus atributos físicos, mas da Fé viva de sua comunidade.
Filipinas – Maasin (14/08/2024 14:56, Gaudium Press) A Catedral de Maasin, localizada nas Filipinas, foi formalmente elevada ao status de Santuário Nacional nesta quarta-feira, 14, durante uma cerimônia presidida pelo Cardeal José Advincula. A celebração contou com a participação de inúmeros fiéis que lotaram o templo na véspera da Festa da Padroeira da Catedral e da Paróquia, Nossa Senhora da Assunção.
Durante a primeira parte da Santa Missa, Dom Bernardo Pantin, Secretário-Geral da Conferência Episcopal Católica das Filipinas, leu o decreto declarando a Catedral como um Santuário Nacional. O documento encorajou os devotos a “aprofundar continuamente sua piedade cristã, amadurecer em sua Fé Católica e cumprir fielmente o mandamento da caridade cristã”.
Personificação da santidade no espaço e no tempo
Em sua homilia, o Cardeal Advincula ressaltou que a santidade do Santuário não vem apenas de seus atributos físicos, mas da Fé viva de sua comunidade. Segundo ele, um Santuário é “uma personificação da santidade no espaço e no tempo. Este Santuário é um Santuário não apenas porque parece sagrado, mas porque as pessoas que vêm aqui estão encarnando o chamado à santidade em suas vidas, incorporando as virtudes de Cristo em todo o seu ser”.
O Arcebispo de Manila também destacou que o Santuário não serve apenas como um local de reunião e adoração, mas também como um local de missão e alcance. “Esta igreja não é apenas uma igreja que recebe, mas também uma igreja que dá. A comunidade não é apenas uma comunidade de oração, mas também uma comunidade que se importa”, concluiu.
Breve histórico da Catedral de Maasin
A história de Maasin como Paróquia remonta ao ano de 1771 sob administração jesuíta, com os franciscanos dedicando-a posteriormente a Nossa Senhora da Assunção em 1843. Em 1968 foi declarada Catedral, e a nova Diocese de Maasin adotou Nossa Senhora da Assunção como sua padroeira.
No dia 15 de agosto de 2018, a venerada imagem de Nossa Senhora recebeu uma coroação episcopal pelo Cardeal Luis Antonio Tagle, ex-Arcebispo de Manila. Já no dia 13 de agosto de 2022, a mesma imagem mariana recebeu a coroação pontifícia pelo Arcebispo Núncio Charles Brown. (EPC)
Deixe seu comentário