Catedral de Notre Dame recebe vigas para reconstrução do telhado
A Catedral de Notre Dame recebeu ontem as treliças para reconstrução do telhado. Etapa fundamental para a sua reabertura.
Redação (12/07/2023 15:55, Gaudium Press) Três enormes vigas de madeira – que constituem a estrutura das armações que cercam a torre de Notre-Dame, bem como os braços do transepto – chegaram nesta terça-feira, 11 de julho, à Catedral de Notre Dame, em Paris, por via fluvial, para a reconstrução da catedral, que foi parcialmente destruída no incêndio de abril de 2019.
Com 14 e 16 metros de comprimento e entre 12 e 13 metros de largura, pesando aproximadamente 7 toneladas cada uma, as três estruturas foram feitas com madeira de carvalho em oficinas especializadas e montadas em Ivry-sur-Seine, a sudeste da capital francesa. De lá, uma balsa transportou-as pelo rio Sena até a catedral.
Elas farão parte da moldura de madeira da nave construída entre os séculos XII e XIII que rodeava a torre da catedral e que foi completamente destruída no incêndio de 2019.
A primeiro delas já foi levantada nesta última terça-feira, 11 de julho, para ser colocada sob a abóboda, e as outras duas serão colocadas ao longo dos próximos meses. As três armações permitirão que “a silhueta familiar da catedral seja restaurada até o final do ano”, afirmou Jean-Louis Georgelin, encarregado da restauração de Notre Dame.
Ao ver as treliças chegarem, o ministro dos transportes de França comentou: “Creio que esta manhã, em Paris, e perante os olhos de muitos parisienses, estamos vivendo um momento simplesmente mágico. Notre-Dame continua a ganhar vida”.
Esta etapa “confirma o progresso dos trabalhos de restauração da catedral”, cuja reabertura está prevista para dezembro de 2024.
Deixe seu comentário