Catedral de Notre-Dame de Paris ganha nova estrutura de telhado
Os trabalhos de restauração da estrutura do telhado contaram com a atuação de centenas de carpinteiros e artesãos que utilizaram as mesmas técnicas de 800 anos atrás.
Paris – França (15/01/2024 12:51, Gaudium Press) A Catedral de Notre-Dame de Paris, na França, voltou a ter uma estrutura de cobertura após o incêndio que a danificou gravemente em abril de 2019. No último sábado, 13 de janeiro, vigas de 12 metros de comprimento, pesando 350 quilos cada uma, foram inseridas na estrutura, 90 metros acima do coro da Basílica.
Mesmas técnicas de construção utilizadas na Idade Média
Os trabalhos de restauração da estrutura do telhado contaram com a atuação de centenas de carpinteiros e artesãos que utilizaram as mesmas técnicas de 800 anos atrás, quando a Catedral francesa foi construída. No total, foram colocadas 900 vigas e 4 mil cavilhas de madeira que foram cortadas à mão para vedar essas vigas.
Estrutura do templo francês se manteve fiel à original
A estrutura original, que foi destruída no incêndio de 2019, contou com a utilização de mais de 1.200 carvalhos centenários. Apesar das inúmeras sugestões modernistas para se reconstruir o telhado com outros materiais, diferentes dos utilizados na Idade Média, as autoridades decidiram reconstruir esta histórica estrutura de madeira fiel ao original.
Reabertura da Catedral em 8 de dezembro de 2024
A cerimônia de reabertura deste histórico templo francês, cartão postal de Paris, está prevista para ocorrer no dia 8 de dezembro deste ano de 2024. O presidente da França, Emmanuel Macron, prometeu que as obras de restauro serão concluídas dentro do prazo determinado e anunciou a abertura de um museu para comemorar o período de restauração após o incêndio. (EPC)
Deixe seu comentário