Gaudium news > Catedral de Nantes é reaberta após incêndio criminoso

Catedral de Nantes é reaberta após incêndio criminoso

Tombado como patrimônio histórico, o templo foi alvo de um incêndio criminoso, em julho de 2020, que causou grandes danos ao edifício.

Catedral de Nantes e reaberta apos incendio criminoso 4

Foto: Reprodução Facebook/Diocèse de Nantes.

Nantes – França (01/10/2025 10:20, Gaudium Press) Após cinco anos fechada, a Catedral de Nantes, na França, foi reaberta ao público no último sábado, 27 de setembro, em uma emocionante cerimônia. O templo, tombado como patrimônio histórico, foi alvo de um incêndio criminoso, em julho de 2020, que causou grandes danos ao edifício e chocou os católicos franceses que ainda se recuperavam da tragédia em Notre-Dame de Paris.

Catedral de Nantes e reaberta apos incendio criminoso 2

Foto: Reprodução Facebook/Diocèse de Nantes.

Programação festiva intensa

A programação festiva pela reabertura da Catedral de Nantes teve início no sábado com cerimônias em homenagem aos bombeiros, policiais e artesãos envolvidos na restauração. Na parte da noite foi realizado um concerto e recitada as Vésperas Solenes. A manhã de domingo começou com visitas guiadas ao templo e em seguida, na parte da tarde, foi celebrada uma Santa Missa para convidados da Diocese.

O Bispo de Nantes, Dom Laurent Percerou, expressou sua emoção ao encontrar a Catedral “ainda em recuperação, mas firme”. Já a prefeita de Nantes, Johanna Rolland, manifestou sua “alegria por reencontrar nossa Catedral, a alegria de poder entrar neste templo, a felicidade de estarmos reunidos cinco anos após o choque indizível e a tristeza real causados ​​pelo incêndio”.

Catedral de Nantes e reaberta apos incendio criminoso 3

Foto: Reprodução Facebook/Diocèse de Nantes.

Restauração custou 32 milhões de euros

Apesar de ter sido reaberta aos católicos, as obras na Catedral de São Pedro e São Paulo ainda não estão concluídas e deverão continuar até 2028. De acordo com a Ministra da Cultura, Rachida Dati, “para reconstruí-la, foram necessários novos métodos, condizentes com a tragédia que acabara de se desenrolar. Cada passo foi um desafio e sempre que possível, a escolha foi restaurá-la de forma idêntica”.

A fachada da Catedral ainda está coberta por uma longa lona verde. O incêndio causou o colapso do órgão da galeria, a destruição do teclado do órgão do coro e de uma pintura de 1836 de Hippolyte Flandrin, além de enfraquecer parte da alvenaria. A obra de restauração do templo francês, realizada sob a supervisão de Pascal Prunet, arquiteto-chefe de monumentos históricos, está sendo financiada pelo Estado em um custo total de 32 milhões de euros.

Catedral de Nantes e reaberta apos incendio criminoso 1

Foto: Reprodução Facebook/Diocèse de Nantes.

Reabertura estava planejada para o final de 2024

A reabertura da Catedral de Nantes estava planejada para acontecer no final de 2024, entretanto a cerimônia foi adiada devido a alta contaminação por chumbo proveniente do órgão derretido. Além disso, problemas no fornecimento de energia, iluminação e sistemas de segurança fizeram com que a reinauguração fosse adiada. Durante as obras de restauração, foram realizadas escavações arqueológicas que revelaram as fundações da antiga nave.

Emmanuel Abayisenga, imigrante de Ruanda e voluntário na Diocese, foi identificado como o autor do incêndio criminoso, tendo ateado fogo em três pontos da Catedral de Nantes. Ele confessou o crime uma semana após ser preso. Sua justificativa foi a de estar frustrado com sua deportação. Atualmente, ele cumpre pena de quatro anos de prisão pelo incêndio criminoso, além de ter matado um membro da ordem com quem estava hospedado. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas