Catedral da Sé de SP acolhe celebração do Dia Nacional do Terço dos Homens
A data foi instituída pela lei federal 14.558/2023, para ser celebrada no dia 8 de setembro, quando tradicionalmente a Igreja celebra a Natividade da Virgem Maria.
São Paulo (13/09/2024 14:43, Gaudium Press) Na manhã do último sábado, 7, diversos Grupos do Terço dos Homens da Região Metropolitana de São Paulo lotaram a Catedral da Sé para celebrar a segunda edição do Dia Nacional do Terço dos Homens, instituído pela lei federal 14.558/2023, para ser celebrado no dia 8 de setembro, quando tradicionalmente a Igreja celebra a Natividade da Virgem Maria.
Anunciadores e propagadores da Fé
A Santa Missa foi presidida pelo Cônego Helmo Cesar Faccioli, Auxiliar do Cura da Catedral, que, em sua homilia, manifestou sua alegria por ver a Catedral da Sé lotada pelos participantes do Terço dos Homens. Ele também afirmou que o homem que reza, mesmo em meio às situações de tristeza, deve ser capaz de transmitir uma alegria contagiante, já que é alguém que crê no Cristo nascido da Virgem Maria, Aquele que veio para a libertação das misérias humanas.
Motivando os homens do Terço para que sejam anunciadores e propagadores da Fé, não se envergonhem por esta vida de oração e respondam às eventuais críticas com o sorriso daqueles que têm paz e a segurança interior que decorre da Fé, o sacerdote frisou que “o Terço é a oração mais profunda para fazer acontecer Deus no meio do nós”.
Quando o homem reza a terra treme
Recordando o slogan do movimento (“Quando o homem reza a terra treme”), Padre Wellington Laurindo, Assistente Eclesiástico do Terço dos Homens na Região Sé, afirmou que grandes momentos celebrativos como este ajudam a fortalecer os grupos.
“Muitas vezes, nas nossas paróquias, são 15, 20, 30 pessoas no Terço dos Homens, mas aqui é bom para vermos que há este grande número de homens unidos em oração pela conversão dos homens e das nossas famílias”, ressaltou.
Recitação do terço e coroação da imagem mariana
O sacerdote exortou aos presentes para que convidem outros homens para ingressar neste movimento mariano e garantiu que a coordenação arquidiocesana do Terço dos Homens se comprometerá a, a partir deste ano, sempre enviar um grupo do movimento aos sábados à Catedral da Sé. Ao término da Santa Missa ocorreu a recitação dos mistérios gozosos do Santo Terço
O encerramento do Santo Terço ocorreu com a passagem de um grande manto de Nossa Senhora Aparecida pelo corredor central da Catedral, e a coroação da imagem mariana. A Província Eclesiástica de São Paulo conta com pelo menos 400 grupos de Terço dos Homens. Além da Arquidiocese de São Paulo, o grupo engloba as Dioceses de Santos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo Amaro, Campo Limpo, Santo André, Guarulhos e São Miguel Paulista. (EPC)
Deixe seu comentário