Cardeal Zuppi vai à Rússia para ajudar nas negociações de paz
O enviado do Papa, o Cardeal Matteo Zuppi, está em Moscou, depois de ter passado pela capital ucraniana
Redação (28/06/2023 15:08, Gaudium Press) O enviado do Papa, o Cardeal Matteo Zuppi, está em Moscou, depois de ter passado pela capital ucraniana.
Na esperança de encontrar um caminho para o diálogo e o fim do conflito russo-ucraniano, o Papa Francisco incumbiu o Cardeal Matteo Zuppi de uma missão de paz.
A missão foi anunciada no último dia 20 de maio e é composta de duas etapas: a primeira foi cumprida há três semanas, quando o Cardeal viajou até Kiev, e a segunda começa hoje, 28 de junho, junto ao Kremlin
Missão na Rússia
O Cardeal italiano estará em Moscou nos dias 28 e 29 de junho acompanhado de um oficial da Secretaria de Estado, na tentativa de encontrar um caminho para negociações sobre o fim do conflito.
Esta é a primeira vez que um alto representante da Santa Sé vai à Moscou desde o início da guerra, em fevereiro de 2022.
O Vaticano publicou um comunicado sobre a viagem do Cardeal Zuppi, informando que “o principal objetivo da iniciativa é incentivar gestos de humanidade que possam ajudar a promover uma solução para a trágica situação atual e encontrar caminhos para alcançar uma paz justa”.
Comunidade Santo Egídio
O Cardeal Matteo Zuppi, de 67 anos de idade, é o Arcebispo de Bolonha e atual presidente da Conferência Episcopal Italiana. Ele é conhecido por suas qualidades diplomáticas.
Com efeito, como membro da comunidade católica Santo Egidio (comunidade especializada na diplomacia e na promoção da paz), o Cardeal Zuppi participou ativamente como mediador no conflito civil de Moçambique e ajudou na assinatura de um acordo de paz no país, em 1992. (FM)
Deixe seu comentário