Cardeal Tong representará o Papa no V Congresso Eucarístico de Taiwan
O Bispo emérito de Hong Kong foi escolhido pelo Santo Padre para presidir a celebração final do evento, programado para ocorrer em outubro de 2024.
Cidade do Vaticano (16/08/2024 15:38, Gaudium Press) O Cardeal John Tong Hon, Bispo emérito de Hong Kong, foi nomeado pelo Papa Francisco como enviado especial para presidir a celebração final do V Congresso Eucarístico de Taiwan, que ocorrerá no Centro de Exposições da Diocese de Kaohsiung no dia 5 de outubro de 2024.
Nascido no dia 31 de julho de 1939 em Hong Kong, John Tong Hon ingressou no Seminário São José, em Macau, aos doze anos de idade. Após o ensino médio, em 1957 foi para o Seminário do Espírito Santo em Hong Kong para estudar filosofia e teologia. Em 1964 foi enviado a Roma, onde ainda se realizava o Concílio Vaticano II.
Em Roma obteve a licença e o doutorado em teologia dogmática na Pontifícia Universidade Urbaniana. Recebeu a ordenação sacerdotal do Papa no dia 6 de janeiro de 1966. Retornado a Hong Kong viveu no seminário, onde residiu mesmo após a sua nomeação episcopal.
No ano de 1980, Tong tornou-se diretor do novo Centro de Estudos do Espírito Santo, o renomado centro de documentação sobre a vida da Igreja na China, que também publica a revista Tripod. Em 1992 tornou-se Vigário Geral do Cardeal Arcebispo de Hong Kong, Dom John Baptist Wu.
Já em 1996, o Papa João Paulo II o nomeou Bispo auxiliar de Hong Kong, um ano antes do regresso da ex-colônia britânica à jurisdição chinesa. Com o seu espírito de mediação, Tong também participou nas negociações realizadas para a transição naquele momento. Em janeiro de 2008 foi nomeado primeiro Bispo coadjutor e em 15 de abril de 2009 foi nomeado bispo da diocese em que nasceu.
Foi nomeado Cardeal pelo Papa Bento XVI, durante o Consistório de 18 de fevereiro de 2012, recebendo o título de Regina Apostolorum. Em outubro de 2012 foi Presidente Delegado na XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre o tema: “A nova evangelização para a transmissão da Fé Cristã”. Já no dia 1º de agosto de 2017, o Papa Francisco aceitou a sua renúncia ao governo pastoral da Diocese de Hong Kong. (EPC)
Deixe seu comentário