Cardeal polonês que lutou contra o comunismo será beatificado
O Cardeal Stefan Wyszyński, que foi Arcebispo de Varsóvia e primaz da Polônia, se tornou um dos rostos da resistência ao comunismo durante o período da Guerra Fria.
Redação (16/08/2021 09:49, Gaudium Press) No próximo dia 12 de setembro, o Cardeal Stefan Wyszyński será beatificado na Polônia. A cerimônia de beatificação será realizada no Templo da Divina Providência em Varsóvia, cidade onde repousam seus restos mortais.
O purpurado, que foi Arcebispo de Varsóvia e primaz da Polônia, se tornou um dos rostos da resistência ao comunismo durante o período da Guerra Fria. Passou três anos preso após se recusar a punir sacerdotes ativos na resistência polonesa contra o regime comunista.
O purpurado já é considerado um Santo pelos fiéis poloneses
Criado cardeal pelo Papa Pio XII no dia 12 de janeiro de 1953, foi presidente da Conferência Episcopal Polonesa de 1956 até o dia 28 de maio de 1981, data de sua morte. Por não ter abandonado o país durante o nazismo e o defendido nos tempos do comunismo, é considerado um Santo por sua nação.
Em uma carta dirigida ao Cardeal-primaz e aos católicos poloneses, o Papa São João Paulo II escreveu que a Fé e confiança em Maria, manifestadas por Wyszyński, o ajudaram a ser sucessor de Pedro. “Este Papa polonês não estaria hoje na Cátedra de Pedro, cheio de temor de Deus, mas também de confiança, se não fosse pela tua fé, que não se intimidou diante da prisão e dos sofrimentos”, assegurou.
No dia 19 de dezembro de 2017, o Papa Francisco reconheceu as virtudes heroicas do Cardeal Stefan Wyszyński. E em 2019, a Igreja reconheceu um milagre alcançado por sua intercessão: a cura de uma jovem que tinha câncer de tireoide.
Beatificação do Cardeal Stefan Wyszyński
A programação do dia 12 de setembro será iniciada às 09h, quando ocorrerá a abertura do Templo da Divina Providência aos fiéis. Às 10h30 se iniciará a preparação espiritual, que se seguirá até o meio-dia. A Santa Missa será presidida pelo Cardeal Marcello Semeraro, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Legado Pontifício e contará com a participação do episcopado polonês e de sacerdotes que representarão cada Diocese.
Além do Cardeal Wyszyński, na ocasião também será beatificada a Madre Elżbieta Róża Czacka (1876-1961), fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Servas da Cruz que se dedica, de modo particular, ao serviço das pessoas com deficiência visual. (EPC)
Deixe seu comentário