Cardeal Pietro Parolin viaja em missão ao Burundi
A visita do purpurado ao país africano ocorre por ocasião do encerramento do Jubileu de 60 anos das relações diplomáticas entre o Burundi e a Santa Sé.
Gitega – Burundi (13/08/2025 12:43, Gaudium Press) O Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin viajou ao Burundi na última terça-feira, 12, atendendo ao convite da Igreja local e das autoridades deste país africano. A visita do purpurado ocorre por ocasião do encerramento do Jubileu de 60 anos das relações diplomáticas entre o Burundi e a Santa Sé.
Santa Missa e encontro com o presidente do país
O representante da Santa Sé, que permanecerá no país até o dia 18, também estará presente na inauguração do monumento e o lançamento da pedra fundamental do Centro de Saúde em homenagem ao Núncio Apostólico, Monsenhor Michael Aidan Courtney, que foi assassinado em uma emboscada no ano de 2003.
Nesta quarta-feira, 13, o Cardeal presidirá uma Santa Missa com a Conferência Episcopal do Burundi, reunindo-se, posteriormente, com os Bispos em privado. No mesmo dia, ele se encontrará com o Presidente Ndayishimiye para a assinatura de acordos específicos entre a Conferência Episcopal e o governo.
Inauguração do memorial em homenagem ao Monsenhor Courtney
Na quinta-feira, 14, Parolin presidirá a cerimônia de inauguração do memorial em homenagem ao Núncio Apostólico, Monsenhor Michael Aidan Courtney. Já na sexta-feira, 15, o Secretário de Estado celebrará uma Santa Missa no Santuário Mariano de Mugera, seguida de uma visita a Gitega, a capital política e administrativa.
Outra Santa Missa está programada para ser celebrada no sábado, 16. Em seguida, o purpurado se reunirá com seminaristas e superiores maiores das ordens religiosas masculinas e femininas. No domingo, 17, o Cardeal presidirá a Santa Missa de encerramento do Jubileu dos 60 anos de relações diplomáticas entre Burundi e a Santa Sé, no Santuário de Nossa Senhora dos Três Tempos Admiráveis de Schoenstatt.
Breve histórico de Monsenhor Michael Aidan Courtney
Nomeado no ano 2000 pelo Papa São João Paulo II como representante pontifício em uma país devastado pela guerra, o Arcebispo Courtney desempenhou um papel fundamental no acordo de novembro de 2003 entre o governo do Burundi e os rebeldes hutus. Programado para servir na Nunciatura Apostólica em Cuba, o prelado irlandês havia solicitado uma estadia adicional em Bujumbura, acreditando que a possibilidade de uma paz definitiva era iminente. Enquanto viajava perto da capital do Burundi, seu carro foi atingido por vários tiros. O prelado, único ocupante do veículo, morreu no hospital em 29 de dezembro de 2003, com apenas 58 anos de idade. (EPC)
Deixe seu comentário