Gaudium news > Cardeal Pengo, Arcebispo Emérito de Dar es Salaam, falece aos 81 anos

Cardeal Pengo, Arcebispo Emérito de Dar es Salaam, falece aos 81 anos

Considerado um dos mais proeminentes líderes católicos da Tanzânia, o purpurado estava em tratamento em um Hospital especializado em doenças cardiovasculares.

Cardeal Pengo Arcebispo Emerito de Dar es Salaam falece aos 81 anos 1

Dar es Salaam – Tanzânia (20/02/2026 13h27, Gaudium Press ) O ​​Cardeal Polycarp Pengo, um dos mais proeminentes líderes católicos da Tanzânia, faleceu aos 81 anos. A notícia da morte do purpurado foi divulgada por Arcebispo Thaddaeus Ruwa’ichi de Dar es Salaam no dia 19 de fevereiro de 2026. Segundo o prelado, o Cardeal foi encontrado em tratamento no Hospital Jakaya Kikwete, especializado em doenças cardiovasculares, em Dar es Salaam.

Dom Ruwa’ichi chamou os fiéis para que rezem pelo resgate da alma do falecido Cardeal e informou que os detalhes do funeral do purpurado serão divulgados assim que todos os preparativos estiverem prontos. O Cardeal Pengo foi o segundo tanzaniano a ser elevado à dignidade cardinalícia, o primeiro foi o Cardeal Laurean Rugambwa, que recebeu a nomeação em 1960 pelo Papa João XXIII e faleceu em 1997.

Cardeal Pengo Arcebispo Emerito de Dar es Salaam falece aos 81 anos 2

Breve Biografia do Cardeal Pengo

Nascido no dia 5 de agosto de 1944, em Mwazye, na Tanzânia, Polycarp Pengo iniciou sua formação sacerdotal no Seminário Menor de Kaengesa (1959–1964) antes de entrar para o Seminário Maior de Kipalapala para estudos filosóficos e teológicos (1965–1971). Sua ordenação sacerdotal aconteceu no dia 20 de junho de 1971.

Durante dois anos desempenhou o cargo de secretário do Bispo de Sumbawanga. Posteriormente, continuou os seus estudos em Roma, doutorando-se em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense, em 1977. Ao regressar à Tanzânia, lecionado no Seminário Teológico de Kipalapala. Foi o primeiro Reitor do Seminário Teológico de Segerea, em Dar es Salaam, cargo que ocupou entre os anos de 1978 e 1983.

Nomeação episcopal e cardinalícia

No dia 11 de novembro de 1983 o Papa João Paulo II o nomeou Bispo de Nachingwea. Sua sagração episcopal aconteceu no dia 6 de janeiro de 1984, na Basílica de São Pedro, em Roma. Em 1986, foi transferido para a então recém-criada Diocese de Tunduru-Masasi, no sul da Tanzânia. No dia 22 de janeiro de 1990, foi nomeado Arcebispo Coadjutor de Dar es Salaam.

Sucedeu ao Cardeal Rugambwa em 22 de julho de 1992 como Arcebispo Metropolitano. No dia 21 de fevereiro de 1998 o Papa João Paulo II o nomeou Cardeal e lhe atribuiu a Paróquia titular de Nossa Senhora de La Salette, em Roma. Em 2005, como membro do Colégio Cardinalício, participou do Conclave que elegeu o Papa Bento XVI e em 2013 participou do Conclave que elegeu o Papa Francisco.

Cardeal Pengo Arcebispo Emerito de Dar es Salaam falece aos 81 anos 3

Cargos de relevância na Igreja

O Cardeal Pengo foi presidente do Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar. Além disso, foi membro de vários Dicastérios do Vaticano, incluindo a Congregação para a Evangelização dos Povos, a Congregação para a Doutrina da Fé, o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso e o Pontifício Conselho para a Cultura.

Ele ainda serviu no Conselho Especial para África do Secretariado Geral do Sínodo dos Bispos e no Conselho de Cardeais para o Estudo dos Assuntos Organizacionais e Econômicos da Santa Sé. Após 27 anos à frente da Arquidiocese de Dar es Salaam, o Papa Francisco aceitou sua renúncia em agosto de 2019, ao atingir a idade canônica de 75 anos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas