Cardeal Parolin consagrará a Igreja do Batismo de Jesus na Jordânia
Por volta de sete mil pessoas são aguardadas para a celebração, incluindo fiéis das comunidades católicas da Terra Santa e convidados do exterior.
Amã – Jordânia (07/01/2025 12:05, Gaudium Press) O Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado Vaticano, foi nomeado pelo Papa Francisco como Legado Pontifício para a cerimônia solene de consagração da Igreja do Batismo de Jesus, na Jordânia, programada para a próxima sexta-feira, 10 de janeiro.
Por volta de sete mil pessoas são aguardadas para a celebração, incluindo fiéis das comunidades católicas da Terra Santa e convidados do exterior. O templo está localizado em Wadi al Kharar, área desértica perto do Rio Jordão identificada no relato do Evangelho sobre o Batismo de Jesus pelas mãos de São João Batista.
Local foi visitado pelos três últimos Papas
A igreja foi construída em um terreno doado pelo rei Abdullah II, após a área ser redescoberta pelo arqueólogo franciscano Frei Michele Piccirillo, que trouxe à luz os vestígios de algumas igrejas onde as primeiras comunidades cristãs recordavam a memória do Batismo de Jesus.
No ano 2000, em sua histórica peregrinação jubilar à Terra Santa, o Papa São João Paulo II visitou o local. Nove anos depois, foi a vez do Papa Bento XVI marcar presença nesta região. Na ocasião, o Pontífice alemão lançou a pedra fundamental da igreja latina. Em 2014, o Papa Francisco visitou o local da construção que agora será solenemente inaugurada.
Dois mil anos do Batismo de Jesus nas águas do Rio Jordão
A conclusão desta igreja no ano do Jubileu é simbólica e prepara os fiéis para outro momento importante. De fato, em 2030 se celebrará os dois mil anos do Batismo de Jesus nas águas do Rio Jordão. A esperança é que até lá, a paz permita que muitos peregrinos vivenciem esse importante aniversário nesse Lugar Santo da Jordânia.
Além disso, no verão passado, foi aberto oficialmente o Caminho de São João Batista. Trata-se de um percurso de aproximadamente três quilômetros de extensão que deve ser percorrido a pé e que inclui sete estações diferentes marcadas por meditações bíblicas, sendo iniciado na colina de Santo Elias e concluído na área da Igreja Latina.
Mensagem do Papa Francisco ao Cardeal Parolin
Nesta terça-feira, 7 de janeiro, o Papa Francisco escreveu uma mensagem, endereçada ao Cardeal Parolin, na qual recordou como os cristãos na Jordânia aguardam ansiosos por esta solene consagração da Igreja do Batismo de Jesus, cuja construção durou quase quinze anos e é um sinal do amor da Igreja por esta comunidade de fiéis.
O Pontífice exortou ao seu enviado para que incentive os cristãos da Jordânia “a imitarem cada vez mais a Cristo, testemunhando com força renovada a esperança viva que vem da Fé e do amor ao próximo”. Além disso, ele pediu ao Cardeal Parolin para que transmita sua saudação a todas as pessoas presentes na cerimônia. (EPC)
Deixe seu comentário