Cardeal Orani é nomeado para Pontifícia Comissão para a América Latina
A Pontifícia Comissão para a América Latina tem por função o estudo dos problemas doutrinais e pastorais relativos à vida e ao desenvolvimento da Igreja na América Latina.
Cidade do Vaticano (10/03/2021 11:22, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 10, o Papa Francisco nomeou o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta para a Pontifícia Comissão para a América Latina.
Instituído pelo Papa Pio XII em 1958, este organismo da Cúria Romana tem por função o estudo dos problemas doutrinais e pastorais relativos à vida e ao desenvolvimento da Igreja na América Latina.
Além do Cardeal Orani, também foram nomeados o Arcebispo de Madri (Espanha), Dom Carlos Osoro Sierra; o Arcebispo de Monterrey (México), Dom Rogelio Cabrera López; o Arcebispo de Bogotá (Colômbia), Dom Luis José Rueda Aparicio; e o Arcebispo da Filadélfia (Estados Unidos), Dom Nelson Jesus Perez.
Cardeal Orani João Tempesta
Nascido em São José do Rio Pardo (SP), Dom Orani entrou para a Ordem Cisterciense, sendo ordenado sacerdote no ano de 1974. Sua ordenação episcopal ocorreu no ano de 1997, tornando-se Bispo de São José do Rio Preto (SP). Em 2004 foi transferido para a Arquidiocese de Belém.
Dentre os cargos que ocupou estão a vice-presidência do Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá) e a presidência da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação, Cultura e Comunicação da CNBB. Além disso, foi membro dos Conselhos Permanente, Episcopal de Pastoral e Econômico da CNBB. Atualmente é o Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. (EPC)
Deixe seu comentário