Gaudium news > Cardeal Odilo proíbe Padre Julio Lancellotti de transmitir Missas e usar redes sociais

Cardeal Odilo proíbe Padre Julio Lancellotti de transmitir Missas e usar redes sociais

A decisão foi vista por muitos católicos como uma medida necessária para acabar com o uso político das celebrações litúrgicas.

Cardeal Odilo proibe Padre Julio Lancellotti de transmitir Missas e usar redes sociais

São Paulo (16/12/2025 10h31, Gaudium Press ) No último domingo, 14, durante a Santa Missa na Paróquia São Miguel Arcanjo, no Belenzinho (SP), o Padre Júlio Lancellotti anunciou aos fiéis que aquela seria a última sua transmissão ao vivo pela internet. O sacerdote também afirmou que não estará presente nas redes sociais digitais.

“Hoje é a última vez que esta Missa está sendo transmitida. Até que haja ordem em contrário, a partir do domingo que vem, a Missa será apenas presencial, não terá mais transmissão”, destacou logo no início da celebração. A decisão foi vista por muitos católicos como uma medida necessária para acabar com o uso político das celebrações litúrgicas.

Celebrações se tornaram verdadeiros palanques ideológicos

Apesar da Arquidiocese de São Paulo não ter emitido nenhum comunicado oficial, o sacerdote confirmou à jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, que a decisão partiu do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer. “Dom Odilo me pediu para dar um tempo. Ele acha que é uma forma de recolhimento e de proteção”, afirmou ao repórter.

Cardeal Odilo proibe Padre Julio Lancellotti de transmitir Missas e usar redes sociais 2

Questionado se concordava com a decisão, o padre respondeu simplesmente que tinha apenas “apenas que obedecer”. As missas do Padre Julio foram transmitidas pela TVT (TV dos Trabalhadores), mantidas por sindicatos, pelo portal ICL e pelo YouTube. Segundo algumas fontes indicam, as proibições ocorreram por conta do teor de algumas celebrações litúrgicas que estavam se tornando verdadeiros palanques ideológicos, dividindo os fiéis.

Padre Julio poderá ser afastado da Paróquia São Miguel Arcanjo

Sobre a possibilidade de ser retirado da Paróquia São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca, em SP, onde ele atua há mais de 40 anos, Lancelotti explicou que, diferente do que foi compartilhado em grupos de WhatsApp ligados à igreja, isso “ainda não aconteceu”, e explicou que pela regra da Igreja Católica, sacerdotes que completaram 75 anos de idade podem ser removidos das paróquias para se aposentar. Padre Júlio, que completará 77 anos neste mês, concluiu dizendo que “depende da necessidade da Igreja”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas