Cardeal Gérald Lacroix é acusado de agressão sexual
O Cardeal Gérald Lacroix foi nomeado no processo de ação coletiva por abuso sexual contra a arquidiocese de Quebec, no Canadá
Redação (26/01/2024 15:20, Gaudium Press) O Cardeal Gérald Lacroix é o segundo cardeal canadense a ser nomeado na ação coletiva contra os abusos sexuais na Arquidiocese de Quebec, depois que acusações semelhantes foram feitas contra o Cardeal Marc Ouellet em 2022, as quais posteriormente foram declaradas sem fundamento por uma investigação do Vaticano.
A ação coletiva, que é movida contra a arquidiocese de Quebec a fim de obter uma indenização financeira, é um conjunto de acusações de 147 pessoas que afirmam terem sido vítimas de agressão sexual por membros do clero ou leigos da Arquidiocese de Québec. Ao todo, cem pessoas são apontadas como abusadores.
Suposta vítima e alegações contra o Cardeal Lacroix
“Diferentes versões sobre as acusações contra o Cardeal Lacroix estão circulando. Estamos tentando entender e vamos comentar o assunto mais tarde”, explicou Valérie Roberge-Dion, porta-voz do cardeal.
A suposta vítima, cuja identidade não foi revelada, tem hoje cerca de 50 anos de idade. Ela acusa o Cardeal Lacroix de tê-la apalpado quando ela ainda era adolescente, aos 17 anos, em 1987. Os pais da vítima eram católicos fervorosos e tinham o costume de participar de estudos bíblicos com o Cardeal Lacroix.
O episódio teria ocorrido durante um desses encontros. Lacroix teria conseguido ficar em uma sala separada com a jovem e a teria tocado de maneira indevida. O advogado responsável por dirigir a ação coletiva, Alain Arsenault, explica que a vítima revelou-se somente agora porque não queria causar desgosto a seus pais, católicos realmente implicados na Igreja.
Por essa razão, o testemunho da presumida vítima foi feito após a morte de sua mãe. O advogado precisou que, na época, o Cardeal Lacroix proibiu a jovem de falar sobre o assunto com seus pais, senão a jovem poderia “matar a mãe” caso ela descobrisse o ocorrido.
Quem é o Cardeal Gérald Cyprien Lacroix
Gérald Cyprien Lacroix é membro do Instituto Secular Pio X. Ele foi ordenado em 1988 e exerceu cargos de responsabilidade na comunidade até 2000, quando foram erigidas novas casas do instituto. Em 2011, ele foi nomeado Arcebispo de Québec para substituir o Cardeal Ouellet, e em 2014 foi feito cardeal pelo Papa Francisco.
O Cardeal Lacroix foi uma peça chave na última viagem do Santo Padre ao Canadá. Recentemente, o Papa Francisco o escolheu para participar do Conselho de Cardeais que auxiliam o Pontífice no governo da Igreja Católica. O Cardeal Lacroix também é membro do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. (FM)
Deixe seu comentário