Gaudium news > Cardeal Dolan: devemos recuperar uso do crucifixo e consagrar casa ao Sagrado Coração

Cardeal Dolan: devemos recuperar uso do crucifixo e consagrar casa ao Sagrado Coração

“Tenho refletido sobre certas práticas que acho que valem a pena recuperar na nossa vida católica”.

Foto: Cardeal Timothy Dolan/ Facebook/ screenshot

Foto: Cardeal Timothy Dolan/ Facebook/ screenshot

Redação (17/01/2026 08:42, Gaudium Press) O Cardeal Timothy Dolan, Arcebispo Emérito de Nova York, convidou os fiéis a resgatarem algumas práticas tradicionais católicas.

“Tenho refletido sobre certas práticas que acho que valem a pena recuperar na nossa vida católica. Ontem falei sobre ter um crucifixo em casa. Que simples!”, disse o cardeal em um vídeo publicado nesta quinta-feira, 15 de janeiro, em sua conta no X.

“A Cruz é o centro da nossa vida, o centro da Salvação. Quando temos o Crucifixo em nossa casa, estamos a dizer a nós mesmos e aos nossos vizinhos que este é um lar cristão, uma família católica, e olhamos para Jesus como nosso guia e nosso Salvador”.

“E aqui está outra bela tradição católica. Vocês se lembram? Consagrar nossos lares ao Sagrado Coração de Jesus”, acrescentou o purpurado.

O cardeal recordou que foi o próprio Jesus quem pediu isso, ao aparecer no século XVII a Santa Margarida Maria Alacoque, dizendo: “Eu gostaria muito que o meu Coração fosse honrado e venerado em todos os lares”.

Essa revelação, segundo ele, deu origem ao “costume católica de colocar em algum lugar da casa, além do crucifixo, uma imagem do Sagrado Coração de Jesus e consagrar esse lar ao Sagrado Coração de Nosso Senhor”.

O Cardeal Dolan concluiu: “Não sei o que vocês acham, mas eu acredito que é uma tradição católica que vale muito a pena recuperar”.

O convite ganha ainda mais força diante de um marco importante para a Igreja nos Estados Unidos: em novembro de 2025, os bispos americanos anunciaram que, durante sua assembleia plenária em Baltimore, consagrarão o país ao Sagrado Coração de Jesus em 2026, como parte das comemorações dos 250 anos da independência dos Estados Unidos. Com efeito, esta será a primeira vez que os EUA serão formalmente consagrados ao Sagrado Coração de Jesus.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas