Cardeal Carlos Amigo Vallejo falece aos 87 anos
O Cardeal teve um dos mais longevos episcopados da Igreja em Sevilha e participou dos dois últimos conclaves.
Espanha – Sevilha (27/04/2022 10:01, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 27, faleceu o Cardeal Carlos Amigo Vallejo, Arcebispo emérito de Sevilha, que estava internado no Hospital Universitário de Guadalajara (Espanha). Segundo comunicado da Arquidiocese espanhola, o motivo da morte foi em decorrência de uma insuficiência cardíaca.
O funeral do Cardeal Amigo será realizado na próxima quinta-feira, na Catedral de Sevilha, onde o atual Arcebispo, Dom Josep Ángel Saiz Meneses, presidirá uma Santa Missa de exéquias na presença dos familiares do Arcebispo emérito e da cúria diocesana.
Quem foi o Cardeal Carlos Amigo Vallejo?
O Cardeal Carlos Amigo Vallejo nasceu no dia 23 de agosto de 1934, em Medina de Rioseco (Valladolid-Espanha). Abandonou os estudos de medicina para ingressar no noviciado na Ordem dos Frades Menores (Franciscanos).
Ordenado sacerdote, estudou Filosofia em Roma e Psicologia na Universidade Central de Madri, tendo lecionado em centros de educação especial e filosofia da ciência e da antropologia.
Em 1973 o Papa Paulo VI o nomeou Arcebispo de Tânger (Marrocos). Em 1982 foi nomeado Arcebispo de Sevilha pelo Papa São João Paulo II. Foi criado Cardeal no ano de 2003, tendo participado do conclave de 2005, que elegeu Bento XVI e do de 2013, que elegeu o Papa Francisco. Se tornou Arcebispo emérito de Sevilha em novembro de 2009.
Como Bispo participou em várias ocasiões do Sínodo dos Bispos e foi membro da Pontifícia Comissão para a América Latina e do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde. Em 2011, foi Legado Pontifício para o V Centenário da ereção das primeiras dioceses americanas. (EPC)
Deixe seu comentário