Gaudium news > Cardeal Cañizares e Cardeal John Njue não participarão do Conclave

Cardeal Cañizares e Cardeal John Njue não participarão do Conclave

Apesar de estarem aptos para participar da eleição do novo Papa, os dois purpurados informaram que não participarão do Conclave por questões de saúde.

Cardeal Canizares e Cardeal John Njue nao participarao do Conclave

Cidade do Vaticano (30/04/2025 15:08, Gaudium Press) Na última terça-feira, 29 de abril, a Santa Sé anunciou que dois Cardeais eleitores não participarão deste Conclave por motivos de saúde, porém os nomes de ambos só foram divulgados hoje. Os purpurados em questão são: o Cardeal Antonio Cañizares, Arcebispo emérito de Valência, Espanha; e o Cardeal John Njue, Arcebispo emérito de Nairóbi, Quênia.

Além dos dois mencionados acima, um terceiro Cardeal poderá se ausentar da escolha do próximo Papa. O Cardeal Vinko Puljić, Arcebispo emérito de Sarajevo, Bósnia-Herzegovina, anunciou no início desta semana que só viajará para Roma após receber autorização médica.

Cardeal Canizares 1

Breve histórico do Cardeal Cañizares

Nascido no dia 15 de outubro de 1945, Antonio Cañizares Llovera foi ordenado sacerdote na Arquidiocese de Valência em 1970. No ano de 1992, foi ordenado Bispo de Ávila, tendo assumido a Arquidiocese de Granada em 1996. Em 2002, foi transferido para a Arquidiocese primaz de Toledo, Espanha.

No ano de 2006, o Papa Bento XVI o criou Cardeal e o chamou para colaborar na Cúria Romana como prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da Santa Sé. Já em 2014, retornou para a Espanha como Arcebispo de Valência, até renunciar ao cargo no ano de 2022.

Cardeal John Njue 2

Quem é o Cardeal John Njue?

Nascido no dia 1º de janeiro de 1946, John Njue foi professor de Filosofia no Seminário Nacional de Bungoma, na Diocese de Kakmega, onde também foi vice-chanceler e, posteriormente, reitor. Em 1982, se tornou reitor do Seminário de Filosofia Meru em Nairóbi. No dia 9 de junho de 1986 foi nomeado pelo Papa São João Paulo II como o primeiro Bispo de Embu, tendo sido consagrado em 20 de setembro do mesmo ano.

Em 23 de janeiro de 2002 foi nomeado Arcebispo coadjutor de Nyeri e, em 6 de outubro de 2007, Arcebispo de Nairóbi. Em 27 de novembro do mesmo ano, foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI. No dia 4 de janeiro de 2021, três dias após completar 75 anos de idade, o Papa Francisco aceitou sua renúncia ao cuidado pastoral da Arquidiocese de Nairóbi. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas