Gaudium news > Cardeais espanhóis se reúnem no Vaticano para discutir possível viagem do Papa à Espanha

Cardeais espanhóis se reúnem no Vaticano para discutir possível viagem do Papa à Espanha

Representantes da Conferência Episcopal Espanhola se reuniram nesta sexta-feira (9), na Secretaria de Estado do Vaticano, em Roma, para tratar da viagem do Papa Leão XIV à Espanha.

Encontro de Leão XIV com os bispos espanhóis em 17 de novembro 2025 Foto; Vatican News

Encontro de Leão XIV com os bispos espanhóis em 17 de novembro 2025 Foto; Vatican News

Redação (09/01/2026 09:32, Gaudium Press) O presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) e arcebispo de Valladolid, Dom Luis Argüello, reuniu-se nesta sexta-feira (9), em Roma, com o substituto para assuntos gerais da Secretaria de Estado, Dom Edgar Peña Parra, acompanhado pelos cardeais José Cobo (arcebispo de Madri) e Juan José Omella (arcebispo de Barcelona). O encontro teve como principal pauta o avanço nos preparativos para a primeira visita do papa Leão XIV à Espanha, ainda em 2026.

A reunião ocorreu apenas um dia após o primeiro consistório extraordinário convocado pelo pontífice (7 e 8 de janeiro), que reuniu cardeais de todo o mundo — inclusive Cobo e Omella — e marcou o início de uma nova fase do pontificado após o encerramento do Ano Santo de 2025.

Os principais destinos do Papa Leão XIV são: Madri, Barcelona e as Ilhas Canárias. A confirmação veio do Cardeal José Cobo, arcebispo de Madri, logo após reunião realizada na manhã desta sexta-feira.

“Por enquanto, não temos datas definidas, mas posso adiantar que os lugares serão Madri, Barcelona e as Ilhas Canárias”, declarou o Cardeal Cobo. Ele explicou que já está em andamento uma grande estrutura administrativa e logística para preparar a visita, que deve durar de três a quatro dias — “para não cansar demais o Santo Padre, porque, se o desgastarmos muito, ele pode não querer voltar”, brincou o purpurado.

Segundo Dom Cobo, esses três destinos representam o esboço inicial do itinerário, que será apresentado ao Papa para eventuais ajustes, comentários ou acréscimos. A ida de Leão XIV à Espanha é vista como motivo de grande esperança e alegria tanto para as autoridades civis quanto para a Igreja local.

A inclusão das Ilhas Canárias seria uma novidade histórica, já que nenhum papa visitou o arquipélago até o momento. Em Barcelona, a visita poderia coincidir com as comemorações do centenário da morte de Antoni Gaudí (10 de junho de 2026), arquiteto da Sagrada Família. Já as Canárias ganharam força como resposta à crise migratória na região.

Em novembro passado, durante uma audiência com o Papa Leão XIV, os bispos espanhóis saíram “esperançados” com a possibilidade de uma visita “relativamente em breve”. Na ocasião, sugeriram retomar o projeto pendente do Papa Francisco de ir às Canárias, além de propostas ligadas à conclusão da Sagrada Família, ao centenário da morte de Gaudí, ao centenário da canonização de São João da Cruz (com possível ênfase na Espanha rural) ou ao Ano Jubilar de Santo Toríbio de Mogrovejo.

“Convidamos o Santo Padre a conhecer tanto a Espanha urbana quanto a rural”, enfatizou Dom Luis Argüello, lembrando que a decisão final cabe à Santa Sé.

A viagem, se confirmada oficialmente pela Santa Sé, marcará a primeira visita do pontífice ao país desde sua eleição e a primeira de um papa à Espanha em mais de uma década.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas