Caminho Sinodal Alemão cria nova estrutura
Na última reunião plenária do projeto de reforma do Caminho Sinodal, teve início a criação de um “Conselho Sinodal” em nível federal.
Redação (07/10/2022 11:55, Gaudium Press) Em declarações ao Die Tagespost, o Bispo de Regensburg lançou uma nova e profunda crítica ao Caminho Sinodal Alemão.
Na última reunião plenária do projeto de reforma do Caminho Sinodal, teve início a criação de um “Conselho Sinodal” em nível federal. Uma grande maioria apoiou tal iniciativa.
Entretanto, recordou Dom Ruldolf Voderholzer, o Vaticano afirmou, em 21 de julho passado, que “o Caminho Sinodal na Alemanha não está autorizado a estabelecer novas estruturas de liderança”.
A criação de tal Conselho implica que, no futuro, as questões financeiras eclesiásticas fundamentais terão de ser decididas conjuntamente pelos bispos, sacerdotes e leigos.
Portanto, este Conselho “não é apenas um órgão consultivo, mas também um órgão de governo”, o que “naturalmente afetaria e limitaria a responsabilidade dos bispos”. O Prelado de Regensburg não “acredita que isso tenha sido aprovado por Roma”.
Dom Voderholzer também lamenta que a Conferência Episcopal Alemã ainda não tenha chegado a um acordo sobre o que se entende por sinodalidade. “Segundo a concepção católica, os sínodos são órgãos consultivos, com exceção do conselho geral. Confunde-se isso muitas vezes em nossos debates”, ressaltou.
Com informações Infocatolica.
Deixe seu comentário