Caminho de Santiago de Compostela bate recorde de peregrinos
O Caminho de Santiago de Compostela, cuja meta é a Catedral de Santiago, é conhecido também como a ‘Avenida da Europa’.
Santiago de Compostela – Espanha (03/01/2024 09:35, Gaudium Press) No ano de 2023 foi batido o recorde de peregrinos no Caminho de Santiago de Compostela. É o que dizem as estatísticas divulgadas pelo escritório dos peregrinos da Cidade do Apóstolo. De fato, os dados oficiais das autoridades locais comprovam que a cada ano esse número cresce mais.
Utilizando diversas rotas, durante o ano de 2023, os peregrinos seguiram até Santiago de Compostela para venerar as relíquias do Apóstolo São Tiago Maior, em sua maioria para agradecer pelas graças alcançadas.
Quase meio milhão de pessoas realizaram a peregrinação
Segundo os dados publicados, no ano de 2023 quase meio milhão de pessoas realizaram a peregrinação até Santiago de Compostela. Em geral, o Caminho de Santiago foi percorrido mais por mulheres do que por homens.
Dentre os motivos da peregrinação estão principalmente os religiosos, porém, também houve quem aceitasse o desafio por conta do esporte ou do estilo de vida. De acordo com o Gabinete dos Peregrinos, 42,6% citaram “razões religiosas” para a sua peregrinação, 34,7% citaram “razões religiosas e outras” e 22,7% foram por “razões não religiosas”.
Caminho de Santiago de Compostela: a Avenida da Europa
Quase metade dos peregrinos (44%) eram espanhóis. Outras nacionalidades que marcaram grande presença no Caminho de Santiago e ficaram no top dez foram os americanos, os italianos, os alemães, os sul-coreanos e os mexicanos. O ano de 2023 também registrou três peregrinos provenientes do Vaticano.
O Caminho de Santiago de Compostela, cuja meta é a Catedral de Santiago, é conhecido também como a ‘Avenida da Europa’. Os que o realizam a partir de diferentes rotas devem completar o mínimo de 100 quilômetros a pé ou 200 quilômetros de bicicleta ou a cavalo para obter a Compostela, que é o certificado que se entrega aos peregrinos uma vez que se chega a Santiago de Compostela e se realiza a rota jacobina com fins religiosos. (EPC)
Deixe seu comentário