Camarões: sacerdote católico sequestrado em 15 de novembro é libertado
O sacerdote havia sido sequestrado juntamente com seu vigário, no sudeste do país, por homens armados que alegavam ser combatentes separatistas.
Camarões – Babessi (04/12/2025 10:16, Gaudium Press) Após duas semanas sob o poder de sequestradores, o Padre John Berinyuy Tatah, Pároco de Babessi, foi finalmente libertado na última terça-feira, 2 de dezembro. O sacerdote havia sido sequestrado juntamente com seu vigário no dia 15 de novembro no sudoeste de Camarões.
Outros reféns haviam sido libertados anteriormente
Segundo testemunhas, o Padre John e seu vigário foram sequestrados no momento em que retornavam para casa após celebrarem a Santa Missa de inauguração do Instituto Universitário PAX em Ndop. Os dois sacerdotes foram capturados por homens armados que alegavam ser combatentes separatistas.
No dia 18 de novembro, quatro sacerdotes e um leigo foram capturados e enviados para negociar a libertação dos dois padres. O vigário, os outros quatro sacerdotes e o leigo acabaram sendo libertados no dia 20 de novembro, porém, os sequestradores mantiveram o Padre John em cativeiro.
Ações da Arquidiocese de Bamenda pela libertação do Padre John Berinyuy Tatah
O Arcebispo de Bamenda, Dom Andrew Nkea Fuanya, chegou a estabelecer um prazo para a libertação do sacerdote, após o qual, caso ele não fosse libertado, as instituições católicas da região seriam fechadas. A Arquidiocese também organizou uma marcha pacífica para exigir a libertação do Padre John Berinyuy Tatah.
As circunstâncias da libertação do Padre John Berinyuy Tatah não foram divulgadas, porém, os combatentes separatistas da Ambazônia, que capturaram o sacerdote, divulgaram um vídeo nas redes sociais no qual o Pároco de Babessi faz um apelo ao diálogo para resolver a crise nesta região. (EPC)






Deixe seu comentário